Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP

revista-automacao.com
ABB News

ABB FORNECE SISTEMA ELÉTRICO COMPLETO PARA NOVA EMBARCAÇÃO DA PETROBRAS

A ABB está entregando a automação do sistema elétrico do convés e casco do navio para uma das maiores embarcações a serem instaladas em um campo de petróleo e gás em águas ultraprofundas na costa do Brasil.

ABB FORNECE SISTEMA ELÉTRICO COMPLETO PARA NOVA EMBARCAÇÃO DA PETROBRAS

A ABB recebeu um grande pedido da Sembcorp Marine Ltd, uma fornecedora global de soluções inovadoras de engenharia para as indústrias offshore, naval e de energia com sede em Cingapura, para fornecer a automação do sistema elétrico completo para uma unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência (FPSO) para a Petrobras. Detalhes financeiros do contrato não foram divulgados.

A FPSO P-82 será uma das maiores embarcações a ser implantada no campo de Búzios, campo de petróleo e gás em águas ultraprofundas com área de 853 quilômetros quadrados na Bacia de Santos, a cerca de 180 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, no Brasil.

A ABB está fornecendo os sistemas elétricos do convés e do lado do casco para a P-82, proporcionando uma integração perfeita do projeto. Os sistemas do convés serão instalados em uma solução de eHouse da ABB -- uma subestação modular pré-fabricada que reduz custos, exposição a riscos e trabalho no local porque todos os componentes são conectados, testados e comissionados antes do envio para o estaleiro.

Uma vez em operação, a instalação -- que recebe fluidos de um reservatório submarino antes de separá-los em petróleo bruto, gás natural e água nas instalações de superfície a bordo -- terá capacidade para produzir 225.000 barris de petróleo por dia e processar 12 milhões de metros cúbicos de gás por dia.

“Estamos muito satisfeitos por colaborar com a Sembcorp Marine para entregar este pedido de soluções integradas”, disse Brandon Spencer, presidente da ABB Energy Industries. “Temos um histórico comprovado em soluções elétricas e de automação para FPSOs no Brasil e no mundo. Este projeto se alinha com nosso próprio compromisso de reduzir a pegada de emissões das infraestruturas de hidrocarbonetos existentes, à medida que equilibramos as necessidades da transição energética com as crescentes demandas de consumo, especialmente nas economias em desenvolvimento”.

A Petrobras planeja instalar 18 navios FPSO offshore no Brasil nos próximos quatro anos -- representando quase metade de todos os FPSOs globais. Essas embarcações da nova geração, das quais a P-82 é uma das primeiras, serão caracterizadas por alta capacidade de produção e soluções de redução de emissões, como captura, utilização e armazenamento de carbono (CCUS). De forma coletiva, espera-se que esses navios tenham a capacidade de produzir cerca de 2,8 milhões de barris por dia.

Um relatório da ABB em 2022 revelou como a implementação de eletrificação, automação e tecnologias digitais que permitem uma mudança para operações com tripulação mínima em FPSOs poderia reduzir as emissões de carbono em até 320.000 toneladas por local por ano - o equivalente a levar até 160.000 carros de passageiros fora da estrada.

O mercado global de FPSO foi avaliado em US$ 12 bilhões em 2021 e estima-se que chegue a US$ 20 bilhões em 2027, de acordo com um relatório da The Insight Partners em novembro de 2022.

www.abb.com
 

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP