revista-automacao.com
21
'23
Written on Modified on
Comau Brazil News
TECNOLOGIA VESTÍVEL DA COMAU LEVA BEM-ESTAR ERGONÔMICO AO CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE PEÇAS DA JOHN DEERE EM CAMPINAS
O dispositivo robótico vestível reduz efetivamente o risco biomecânico em 50%, com base em análise eletromiográfica, mantendo o esforço muscular durante atividades manuais em estágio de repouso por 98,5% do tempo.
A Comau equipa a John Deere com tecnologia vestível: os exoesqueletos MATE-XT (Muscular Aiding Tech Exoskeleton) ajudam a manter o bem- estar dos colaboradores, aliviar o estresse físico e reduzir o risco ergonômico em suas operações de logística de peças. MATE-XT replica com precisão todos os movimentos do ombro, ajudando a realizar as atividades confortavelmente, reduzindo a fadiga muscular sem limitar a mobilidade. Com design ergonômico, o exoesqueleto da Comau pode ser facilmente adequado para pessoas e biotipos diferentes – através de ajustes simples e rápidos no comprimento das alças e no nível de assistência necessário, com base no colaborador ou no tipo de tarefa. Trabalhando em estreita colaboração com a John Deere para implementar o exoesqueleto em suas operações diárias, a Comau ofereceu um treinamento prático realizado no centro de distribuição de 75.000 m² da John Deere em Campinas, São Paulo, que distribui peças em todo o Brasil e América do Sul.
Como em muitas vezes são necessárias peças para a entrega no dia seguinte, os colaboradores da John Deere devem selecionar, classificar e embalar centenas de peças por dia, uma tarefa que envolve movimentos repetitivos dos braços, ombros e costas.
Com design respirável, o MATE-XT é usado como uma mochila, que proporciona o suporte confortável e assistido ergonomicamente durante toda a jornada, ajudando a aumentar a qualidade e precisão das tarefas manuais. Além de oferecer suporte postural altamente eficaz, MATE-XT é certificado pelo EAWS (Ergonomic Assessment Work-Sheet), o que permite à John Deere obter uma mensuração objetiva da melhoria ergonômica e dos benefícios projetados em termos de redução da fadiga muscular e velocidades de execução.
Mesmo manuseando objetos pequenos e leves, o esforço aparentemente mínimo de movimentos manuais repetidos pode afetar o corpo. Para ajudar a John Deere a quantificar os benefícios do uso do MATE-XT, a Comau realizou uma análise eletromiográfica do fator de risco ergonômico. Como resultado, MATE-XT manteve o músculo em repouso por 98,5% do tempo de atividade (em comparação com apenas 2,4% do tempo sem MATE-XT).
Além disso, o MATE-XT garante um equilíbrio muscular adequado, otimizando o gasto de energia necessário para estabilizar e sustentar o peso do braço. Usando o exoesqueleto da Comau, a estabilidade do braço pode ser mantida usando apenas 10% da capacidade máxima de força do colaborador. Isso se traduz em uma maior sensação de bem-estar, além de gerar resultados tangíveis baseados em desempenho, como a otimização de processos e ganhos de produtividade. Dito isso, o MATE-XT está ajudando a John Deere a reduzir o risco ergonômico e alcançar uma redução de 68% na sobrecarga muscular.
“Nossos esforços para fornecer aos clientes tecnologias de automação inovadoras estão também em encontrar maneiras de garantir que seus colaboradores permaneçam seguros durante as atividades diárias, em diferentes aplicações e indústrias”, disse Laerte Scarpitta, líder da Comau para as Américas. “O MATE-XT é um exoesqueleto vestível, fácil de usar, que permite à John Deere fornecer maior valor agregado e benefícios mensuráveis ao reduzir a fadiga muscular percebida e o estresse mecânico nas costas, região lombar, braços e ombros. É mais um exemplo do valor que a robótica pode trazer.”
www.comau.com