revista-automacao.com
07
'23
Written on Modified on
Comau Brazil News
COMAU REFORÇA SEU COMPROMISSO COM A PRÓXIMA GERAÇÃO DE SOLUÇÕES EM BATERIAS, DESENVOLVENDO PROCESSOS INOVADORES PARA O PROJETO SPINMATE
A empresa de automação foi encarregada de projetar processos inovadores de manipulação e montagem de células SSB, assim como a digitalização das linhas.
A Comau está participando do projeto SPINMATE, uma iniciativa liderada pela ABEE (Avesta Battery & Energy Engineering) que tem como objetivo desenvolver técnicas de fabricação inovadoras e escaláveis para células de bateria de estado sólido. Esta iniciativa pretende demonstrar uma linha piloto digitalizada escalável, sustentável, segura e econômica, como um primeiro passo para a fabricação em larga escala de células e módulos de bateria de estado sólido (SSB) de geração 4b (Gen 4b) para apoiar a eletrificação no setor automotivo.
Trabalhando com parceiros internacionais, fabricantes de materiais, institutos de pesquisa e universidades, a Comau é responsável pelo desenvolvimento de processos inovadores de montagem de células de baterias (SSB) que sejam seguros, eficientes e totalmente escaláveis. Isso inclui identificar os equipamentos e as ferramentas necessárias para cortar, empilhar e manusear materiais de última geração, como lítio metálico e eletrólitos sólidos na montagem automática de células, por exemplo. A Comau também lidera a estratégia de digitalização para a linha piloto, etapa que compreenderá os conceitos de fabricação digital da Indústria 4.0 e 5.0. Espera-se que o nível 6 de tecnologia esteja finalizado em meados de 2026.
Além de ajudar a criar processos de fabricação em larga escala para baterias de estado sólido de última geração, a Comau irá avançar no desenvolvimento de equipamentos de ponta para a montagem de células de estado sólido. A empresa desenvolverá novos algoritmos exclusivos para o design e a otimização de plantas industriais, e vai aplicar suas soluções digitais em um novo ambiente.
Como parte do seu compromisso com o desenvolvimento de soluções para transformação de energia, a Comau participa ativamente em três dos principais consórcios de baterias da Europa, tendo ingressado na European Battery Alliance (EBA), na Batteries European Partnership Association (BEPA) e na European Technology and Innovation Platform (ETIP) no início de 2021. Da mesma forma, a Comau é parceira da Upcell - European Battery Manufacturing Alliance, associação que promove a criação de uma cadeia de valor para o desenvolvimento e a produção de baterias elétricas. A Comau também participa em vários projetos de eletrificação como parte dos programas HORIZON 2020 e HORIZON EUROPE, como o SPINMATE.
Além de desenvolver sistemas automatizados de fabricação para células de bateria, módulos e pacotes completos, a Comau projeta e, em alguns casos, já fornece aos clientes uma gama de sistemas para diferentes estágios do processo de produção, incluindo tecnologias de formação de células de bateria. A empresa também trabalha ativamente para preencher a lacuna entre a fabricação de protótipos e a produção comercial de novas tecnologias de baterias, com o objetivo de alcançar o desenvolvimento em escala industrial de baterias de estado sólido. A Comau está aplicando sua expertise em inovação a projetos de pesquisa relacionados a tecnologias alternativas da próxima geração, como baterias de sódio.
"Iniciativas como essas são fundamentais para atingir as metas de transformação de energia e enfatizam a contínua determinação da Comau em ajudar a promover e permitir uma economia verdadeiramente circular", confirma Gian Carlo Tronzano, Líder do Centro Global de Competências de Células de Bateria. "Nos orgulhamos por liderar esforços para acelerar os avanços tecnológicos que visam a industrialização de baterias de última geração de estado sólido e suas tecnologias relacionadas, ajudando assim a criar valor para OEMs e fornecedores."
www.comau.com