revista-automacao.com
09
'22
Written on Modified on
ELIPSE SOFTWARE News
EPASA AUMENTA EM 25% A EFICIÊNCIA OPERACIONAL DE SUAS USINAS COM AS PLATAFORMAS DA ELIPSE
Termoparaíba e Termonordeste juntas constituem a segunda maior planta termelétrica a óleo combustível do Brasil e a quinta do mundo.
Em 2017, motivados pelo surgimento da Indústria 4.0, a Epasa – Centrais Elétricas da Paraíba decidiu modernizar sua infraestrutura de automação industrial para aumentar a eficiência operacional de suas duas plantas termelétricas: Termoparaíba e Termonordeste. Localizadas em João Pessoa (PB), as usinas possuem potência total instalada de 171 MW cada uma delas, sendo, juntas, a segunda maior termelétrica a óleo combustível do Brasil e a quinta do mundo, com capacidade de gerar energia para até 1 milhão de habitantes.
Ferramenta de análise gráfica do EPM Studio.
A solução de modernização da automação escolhida pela Epasa para melhor controlar suas termelétricas contempla a aquisição de quatro plataformas da Elipse Software: Elipse Plant Manager, Elipse E3, Elipse Power e Elipse Mobile. A escolha se deu devido ao ótimo custo-benefício técnico e financeiro oferecido pela Elipse e pelo fato dela possuir vários integradores na região. Para implementar as soluções, a Epasa firmou algumas parcerias com integradores nacionais (Enerwatt Engenharia e Radix Engenharia e Software) e capacitou o seu corpo técnico de engenharia, a fim de conseguir fazer a migração do antigo para o novo sistema SCADA, processo concluído em julho deste ano.
Destaque para a aplicação do Elipse Plant Manager (EPM), usado para historiar todos os sensores e medidores da Epasa em um banco de dados temporal, capaz de armazenar uma grande quantidade de dados. Além disso, provê uma ferramenta de análise gráfica flexível, simples e interativa via o EPM Studio, que é utilizada pelas equipes de manutenção eletromecânica e engenharia para auxiliá-las na identificação de falhas e correlações existentes entre as variáveis do processo.
Tela de controle dos resultados dos modelos de previsão de combustível
Em busca de trazer mais inteligência ao processo, foi utilizado o EPM Processor, módulo responsável por um grande avanço tecnológico na Epasa, possibilitando visualizar, no Elipse E3, os cálculos realizados através de frameworks em Python. Também foram criados dois projetos de P&D Aneel para desenvolvimento de sistemas com a abordagem Digital Twin. Por meio desta abordagem, é possível usar a inteligência artificial para prever falhas, otimizar o despacho e criar modelos virtuais de sensores para medição de combustível em unidades geradoras que não possuam esta aferição. Mais informações no case.
www.elipse.com.br