revista-automacao.com
10
'22
Written on Modified on
Rohde & Schwarz
Para explorar ainda mais o enorme potencial do 5G, a indústria sem fio continuou a desenvolver o padrão até a versão 16, e o desenvolvimento continua. Mas a tecnologia não fica parada e, mesmo com o avanço do 5G, uma nova geração de tecnologia celular est
.
O scanner de teste de unidade ultracompacto R&S®TSME6 mede o RSRP e outros parâmetros.O RIS pode ser programado para modular a fase das ondas eletromagnéticas e refletir os sinais em pontos cegos, aumentando a cobertura e melhorando a experiência do usuário. O baixo custo, baixo consumo de energia e fácil implantação do RIS atraíram amplo interesse na pesquisa 6G e o tornaram uma tecnologia candidata popular. O teste técnico avaliou principalmente os efeitos de implantação e o desempenho do RIS sub-6 GHz e do RIS mmWave em diferentes cenários internos e externos. Os testes modelaram condições de implantação com e sem RIS, diferentes ângulos de incidência e reflexão, diferentes distâncias de implantação etc. Os parâmetros de índice de desempenho registrados incluíram RSRP, taxa de transferência e outros. Os participantes do teste complementaram os pontos fortes uns dos outros e trabalharam juntos para realizar vários projetos de teste RIS, produzindo dados concretos que são um forte argumento a favor do desenvolvimento contínuo da tecnologia RIS.
O ambiente de verificação RIS foi dividido em teste interno e teste externo, com objetvos e instrumentos de teste RIS utilizados principalmente no teste interno. Os participantes do teste usaram produtos do fornecedor profissional de equipamentos RIS Actenna Technology, incluindo uma matriz RIS sub-6 GHz de 860 mm x 860 mm composta por 20 x 20 elementos de matriz e uma matriz RIS de ondas milimétricas de 180 mm x 180 mm composta por 32 x 32 elementos de matriz. Os instrumentos de teste incluíram o gerador de sinal vetorial R&S SMW200A, para transmitir sinais de teste de referência 5G padrão em diferentes bandas de frequência e o scanner de teste de dispositivo R&S TSME6 para medir RSRP e outros parâmetros. Variando as condições de teste, os testadores verificaram as métricas de desempenho da superfície RIS para atender às expectativas do projeto sob diferentes condições.
O teste externo usou um ambiente de rede real, uma rede sub-6 GHz ou mmWave. O RSRP e rendimento foram testados usando o software QualiPoc e terminais de teste de dispositivo. Um scanner R&S®TSME6 foi usado para verificar se o RIS pode resolver problemas como cobertura de ponto cego em um ambiente de rede real.
Além disso, o teste ao ar livre também verificou o desempenho da super superfície RIS em um ambiente de câmara, usando o gerador de sinal vetorial R&S®SMW200A como fonte de sinal e o analisador de espectro e sinal R&S®FSW43 para testar o mapa direcional da antena e a taxa de vazamento do canal adjacente (ACLR).
Os testes conjuntos forneceram uma compreensão abrangente das funções e indicadores de desempenho do RIS para todas as partes envolvidas, e oferecem uma referência para futuras direções de projeto. No futuro, a Rohde & Schwarz continuará estudando a tecnologia RIS em profundidade com seus parceiros, organizando e participando de mais testes e participando do trabalho de padronização, de modo a apresentar um caso sólido para o desenvolvimento de RIS.