Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP

revista-automacao.com
ABB News

ABB INAUGURA UNIDADE DE ROBÓTICA NO INTERIOR PAULISTA

Espaço abriga escritório comercial e oficina de robótica para fornecer a uma base crescente de clientes serviços de manutenção, reparo e remanufatura.

ABB INAUGURA UNIDADE DE ROBÓTICA NO INTERIOR PAULISTA

A ABB inaugurou uma nova instalação de Robótica em Sorocaba, no Estado de São Paulo, visto que mais empresas no Brasil tem adotado a robótica e a automação para melhorar a flexibilidade, eficiência e segurança de suas operações. Com novo investimento e uma área de 4.000 metros quadrados, o espaço abriga parte do escritório comercial, bem como uma oficina de robótica completa para fornecer à base em expansão de clientes serviços de remanufatura, manutenção e reparo de robôs e seus componentes. Para educar o número crescente de trabalhadores necessários para facilitar essa mudança das empresas para uma maior automação, a unidade também possui um centro de treinamento, área de montagem e teste para linhas e células robóticas, além de um armazém e estoque para clientes.

“Em todo o mundo, estamos vendo mais empresas adotarem a robótica e a automação como forma de lidar com problemas da cadeia de suprimentos, escassez de mão de obra e demandas mais desafiadoras dos consumidores”, diz Marc Segura, presidente global da divisão de Robótica da ABB. “No Brasil, estamos aumentando nossa capacidade de robótica à medida que a demanda aumenta, garantindo que os trabalhadores de hoje e de amanhã sejam treinados e munidos com as habilidades necessárias para prosperar em uma era da maior automação.”

No Brasil, o Centro Global para Soluções da ABB ajuda a projetar, desenvolver e montar soluções robóticas completas para os setores de bens de consumo, alimentos e bebidas e automotivo. Com um histórico comprovado no setor de alimentos e bebidas, empresas como a Nestlé se beneficiaram da integração dos robôs industriais com a tecnologia SafeMove da ABB, tornando a aplicação mais colaborativa, que ajudaram a aumentar a produtividade nas fábricas brasileiras em 53%, além de melhorar a qualidade geral e a segurança do operador.

Dentro do setor automotivo brasileiro, a ABB foi eleita fornecedora do ano pelo Grupo Iveco após desenvolver um sistema para automatizar uma nova linha de montagem para um dos recentes modelos de caminhões da empresa. O sistema trouxe maior flexibilidade para a linha de produção do fabricante, por sua capacidade de ser revertido para montagem de outros modelos.

“A presença de nossa unidade de robótica em Sorocaba nos deixa mais bem preparados para atender as demandas do mercado, que cresceram consideravelmente nos últimos dois anos”, afirma Rodrigo Bueno, diretor da Robótica da ABB no Brasil. “Com uma previsão otimista da robótica prevista para os próximos anos, a área foi pensada para permitir a ampliação das operações no futuro”, diz.

A unidade de Sorocaba está localizada em um importante polo industrial do Estado de São Paulo, dando acesso à mão de obra altamente qualificada e a grandes rodovias, além de estar próxima ao aeroporto de Campinas.
“Com a nova área de negócios integrando a fábrica da ABB em Sorocaba, é possível oferecer ainda mais capacitação aos profissionais locais, com o novo centro de treinamento em robótica. A iniciativa também vai gerar mais empregos e movimentar a economia local, com todos os projetos de robótica sendo produzidos na unidade”, completa Bueno.

A cidade de Sorocaba abriga a principal fábrica da ABB no Brasil, inaugurada em 2014. Já hospedando a área de produção de Eletrificação da ABB, parte da área de negócios de Process Automation e Motion, o novo e aprimorado espaço de robótica é o mais recente avanço da presença de robótica da ABB no Brasil, que continua a crescer em ritmo acelerado.

www.abb.com/robotics

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP