Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP

revista-automacao.com
Rohde & Schwarz

A Rohde & Schwarz acaba de lançar uma solução de teste para caracterização completa do desempenho de RF do DUT on-wafer

A solução é o resultado da combinação do poderoso analisador de redes vetoriais R&S ZNA da Rohde & Schwarz com o sistema de probe de engenharia da FormFactor, líder do mercado. Como resultado, os fabricantes de semicondutores podem realizar uma caracterização confiável e reproduzível de dispositivos on-wafer na fase de desenvolvimento, durante a qualificação do produto e na produção.

A Rohde & Schwarz acaba de lançar uma solução de teste para caracterização completa do desempenho de RF do DUT on-wafer
O R&S ZNA junto com o sistema de probe FormFactor SUMMIT200 ©FormFactor, realizamedições on-wafer.

Os projetistas de RF front-end 5G visam assegurar soluções adequadas de RF para cobertura de frequência e potência de saída, otimizando a eficiência energética. Uma fase importante neste processo é averiguar o projeto de RF, para obter feedback sobre o design o mais cedo possível, avaliando o desempenho e os recursos ainda no nível do wafer. A caracterização de um DUT em um ambiente on-wafer requer um sistema de medição que inclui um analisador de redes vetoriais (VNA), uma estação de probe, probes de RF, cabos e adaptadores, um método de calibração dedicado, bem como substratos de calibração para o DUT ou aplicação específica.

Para realizar essas medições essenciais, a Rohde & Schwarz está oferecendo o analisador de redes vetoriais, R&S ZNA, de última geração, que caracteriza todos os parâmetros de qualificação de RF em níveis coaxiais e de guia de onda, bem como extensores de frequência para aplicações nas faixas acima de 67 GHz. A FormFactor aborda o contato do wafer com sistemas de probes manuais, semiautomatizados e totalmente automatizados, incluindo controle térmico, probes de alta frequência, posicionadores de probe e ferramentas de calibração. A calibração do sistema de teste completo, incluindo o R&S ZNA, é totalmente compatível com o software de calibração FormFactor WinCal XE.

Na configuração de teste, o usuário tem acesso a todos os recursos de teste do R&S ZNA graças à configuração totalmente calibrada. Testes genéricos de parâmetros S permitem a caracterização de filtros e dispositivos ativos, adicionalmente testes de distorção, ganho e intermodulação também podem ser realizados para caracterizar amplificadores de potência. Outro exemplo das aplicações de medição realizadas por essa solução conjunta, é a medição de conversão de frequência no mixer com caracterização de fase em toda a largura de banda do dispositivo. As configurações totalmente calibradas também permitem que todos os resultados sejam obtidos diretamente no VNA sem pós-processamento, pois os dados de calibração são aplicados diretamente ao VNA. Os extensores de frequência da Rohde & Schwarz habilitam frequências sub-THz, como a banda D, atualmente foco na pesquisa do 6G. Os extensores serão integrados à estação da probe para garantir o cabeamento mais curto e permitir uma faixa dinâmica ideal, evitando perdas devido ao cabeamento na ponta da probe.

Para obter mais informações sobre as características de RF caracterizadas no nível do wafer e como as soluções da FormFactor e da Rohde & Schwarz funcionam juntas, leia o app card: https://www.rohde-schwarz.com/_56279-1241099.html

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP