Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP

revista-automacao.com
Universal Robots News

UNIVERSAL ROBOTS IMPLEMENTA UR10e NA USIMINAS

Equipado com um sistema a laser, o cobot é responsável pela medição das bobinas e a marcação com tinta especial.

UNIVERSAL ROBOTS IMPLEMENTA UR10e NA USIMINAS

A Universal Robots, empresa dinamarquesa líder na produção de braços robóticos industriais colaborativos, implementou o robô UR10e na Usina de Ipatinga, da Usiminas, para auxiliar na marcação das bobinas de aço, permitindo o aprimoramento dos indicadores de qualidade, rastreabilidade e segurança da empresa.

Inserido em 2020, a ideia era diminuir o custo da tinta importada, trazer mais segurança na marcação de bobinas e rastreabilidade do produto, possibilitando que as próximas etapas do processo se tornassem mais simples e assertivas. O sistema anterior implicava em alto custo com tinta e manutenção, além da maior incidência de erros. “As bobinas podem pesar de 8 a 45 toneladas, então a marcação manual, nos casos de falhas do sistema anterior, poderia trazer riscos, uma vez que o colaborador tinha que ficar em frente ao produto e próximo a equipamentos móveis. Desde a implantação, não registramos nenhum acidente, houve uma economia significativa de consumo de tinta e a digitalização do processo que gerou um impacto muito positivo. Em um ano e meio de operação, o cobot já marcou mais de 100 mil bobinas. Destaco também, o caráter inovador com o uso do robô colaborativo em substituição ao sistema convencional, aspecto muito importante para a diferenciação competitiva dos nossos produtos e para a Usiminas”, comenta Geraldo Arruda Maia, gerente geral de Laminação Frio da Usiminas.

A solução trazida está trabalhando ininterruptamente, para garantir a qualidade da marcação e a rastreabilidade nas peças marcadas por QR Code. “Em um primeiro momento ficamos reativos, principalmente por ser um equipamento pequeno, mas fomos surpreendidos e em pouco tempo toda a equipe já estava apta a usar. A interface é muito simplificada, não demanda manutenção e conhecimento complexo para operá-la. A tecnologia em si é robusta e necessita de manutenção simples. Esse projeto é um grande sucesso e marca uma maneira diferente de olhar para o novo”, finaliza Clemilson Andrade, supervisor de Manutenção da Usiminas.

“Do ponto de vista de inovação, este projeto foi muito desafiador pois haviam muitas incertezas envolvidas. Uma delas, era se o robô resistiria ao processo da área. Após executarmos todas as fases, desde o MVP até o piloto na área, tivemos a validação de que era a solução ideal para efetuar as marcações. O projeto resultou em uma patente para a Usiminas e a Need Engenharia”, comenta Fernanda Gomes, especialista em Inovação da Usiminas.

O UR10e fornece compatibilidade de plug-and-play com produtos do ecossistema de hardware e software da Universal Robots, assegurando que os clientes comecem de forma rápida e fácil as aplicações colaborativas. “O compromisso com a qualidade e o desempenho são essenciais para os nossos clientes. Queremos que todos se mantenham atualizados e revolucionem o formato de trabalho. Estamos em constante evolução e quem não acompanhar esse processo, ficará para trás”, comenta Bruno Zabeu, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Universal Robots na América do Sul.

www.universal-robots.com

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP