Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP

revista-automacao.com
Siemens News

SIEMENS LANÇA CS ADVISOR, FERRAMENTA DIGITAL APLICADA AO MONITORAMENTO DE EQUIPAMENTOS DA INDÚSTRIA

Planejamento das manutenções ocorre com base em históricos de informações registradas no sistema de nuvem MindSphere.

SIEMENS LANÇA CS ADVISOR, FERRAMENTA DIGITAL APLICADA AO MONITORAMENTO DE EQUIPAMENTOS DA INDÚSTRIA
O CS Advisor é uma ferramenta digital aplicada ao monitoramento de equipamentos da indústria. Foto: Divulgação Siemens.

Empresa focada em inovação e digitalização, a Siemens entrega soluções que se materializam em formato de jornada, ou seja, a companhia oferece um conjunto completo de produtos e serviços para integrar toda a cadeia de valor. Foi em um destes momentos de monitoramento contínuo com clientes que a divisão Digital Industries detectou que poderia ir além e trazer mais uma funcionalidade para a antecipação de problemas. Nascia ali a ferramenta baseada em software CS Advisor, que fica ancorada no MindSphere, sistema operacional aberto para a Internet das Coisas que permite a conexão de equipamentos e aproveita os grandes volumes de dados gerados pelos ativos para obter insights sobre as linhas de produção.

De maneira pioneira no mercado da digitalização das indústrias, o CS Advisor chega para fazer um diagnóstico remoto do funcionamento dos inversores de frequência, auxiliando nossos clientes na condução de seus negócios, trazendo transparência, confiabilidade e agilidade na manutenção”, diz André Braga, especialista em produtos da Siemens, que ao lado da equipe, vêm estudando como implementar a solução desde 2018. Colaborou para o sucesso desta iniciativa o fato de a pandemia ter trazido métodos disruptivos para a condução dos negócios – os clientes também buscavam soluções nesse sentido.

O inversor de frequência é um dispositivo eletrônico composto por uma série de circuitos eletrônicos e de potência que permitem controlar e variar a velocidade, posição e ou torque de um motor elétrico. Esse equipamento é amplamente utilizado na indústria pelo fato de ser eficiente, robusto, durável, além de prolongar a vida útil dos motores, executando a proteção. É importante lembrar que drives requerem cuidados e ações de manutenção.


SIEMENS LANÇA CS ADVISOR, FERRAMENTA DIGITAL APLICADA AO MONITORAMENTO DE EQUIPAMENTOS DA INDÚSTRIA
Planejamento das manutenções ocorre com base em históricos de informações registradas na nuvem MindSphere. Foto: Divulgação Siemens.

Os equipamentos que são monitorados pelo CS Advisor (o projeto-experiência da ferramenta ocorreu entre setembro de 2020 e setembro de 2021) são, em sua maioria, o cerne principal da produção de um cliente. Se parados, trazem prejuízo imediato. O piloto ocorreu dentro de um cliente da indústria do setor madeireiro no sul do Brasil, que enfrentava algumas adversidades em sua linha de produção. Com a possibilidade de usar a solução, a equipe Siemens fez o diagnóstico e já se deslocou da base, em São Paulo, com o foco necessário para agir, economizando todo tempo de análise in loco e consequentemente poupando recursos do cliente.

“Estamos vivendo a era de ouro da transformação digital das indústrias. Os recursos da digitalização estão cada vez mais acessíveis e, muitas vezes, sua implementação beneficia rapidamente o negócio, como é o caso do CS Advisor”, diz Braga.

www.siemens.com
 

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP