Junte-se aos mais de 15 mil seguidores do IMP

revista-automacao.com
Varixx News

VARIXX DESENVOLVE SENSORES PARA TERMOGRAFIA DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

Termografia Online consegue reduzir os riscos de interrupção elétrica e diminui custos de manutenção.

VARIXX DESENVOLVE SENSORES PARA TERMOGRAFIA DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

A termografia é uma técnica que permite detectar a energia térmica numa determinada área por radiação infravermelha, sendo uma faixa de frequência eletromagnética, e identificar diferentes níveis de temperatura. Assim, a termografia hoje tem um papel muito importante na área de manutenção preventiva, já que por meio da sua utilização é possível identificar e programar a eliminação de possíveis problemas de parada de produção e até possíveis falhas em instalações elétricas, por exemplo.

As inspeções termográficas em quadros elétricos faz a detecção dos raios infravermelhos emitidos pelos componentes elétricos, barramentos, conexões e outros materiais que possam sofrer aquecimento. Por esse motivo, as inspeções termográficas em sistemas elétricos são amplamente utilizadas, visto que permitem um diagnóstico do painel elétrico, trazendo segurança aos serviços de manutenção e mitigando riscos preditivamente.

O Castellane Ferreira da Varixx, fabricante de eletrônica de potência, explica que atualmente existem dois tipos principais de termografia, a qualitativa e a quantitativa. “A termografia qualitativa é um método de diagnóstico por imagem térmica da distribuição de calor, não sendo exclusivamente os valores de temperatura. Através da análise qualitativa, é possível interpretar e identificar a diferença de temperatura entre pontos de um equipamentos de maneira eficaz para problemas como deficiências de isolamento térmicos, falhas em transmissões mecânicas e mancais, problemas em isolamentos de cabos elétricos e outras disfunções que podem ser reconhecidas através da diferença de temperatura.

Já na termografia quantitativa, ele complementa afirmando que é possível definir o nível da gravidade gerada pelo aquecimento do material ou superfície em valores numéricos. Sendo amplamente utilizada em análise preditiva de painéis elétricos, pela temperatura ser um dos principais indícios de falhas nesses sistemas.

Contudo, a Varixx resolveu inovar e trazer mais uma geração desses sensores, pela termografia online, que está substituindo as pistolas manuais de medição e as câmeras termográficas convencionais, já que as novas normas NR-10, Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, inibem a abertura de painéis elétricos energizados para qualquer categoria de medição.

Nessa opção, um determinado sistema monitora as temperaturas de maneira remota, na maioria das vezes sem contato de barramentos ou componentes de energia elétrica. Esses sistemas são compostos por pelo menos uma rede de sensores, que fazem as medições de temperatura dos alvos desejados e, em seguida, enviar os dados para o relé que pode se conectar a outros sistemas e bancos de dados, indo de encontro com as transformações e inovações propostas pelo advento da indústria 4.0.

“Problemas ocorridos em quadros de distribuição, centros de controle de motores, ou outras instalações elétricas são normalmente provocados por conexões oxidadas, como problemas de aperto, sobrecargas, falhas nos componentes ou até mesmo, proveniente da vibração natural nos painéis elétricos de acionamentos e abertura de contatores e disjuntores. Por meio da termografia online, é possível diagnosticar problemas relacionados até mesmo ao projeto da instalação, a falta de manutenção preventiva e imperfeições durante a montagem e não diagnosticadas durante o comissionamento, pois todos esses ocasionam sobreaquecimentos dos equipamentos elétricos”, explica Ferreira.

Além disso, quando aplicada em sistemas elétricos de alta, média e baixa tensão como subestações, linhas de transmissão e transformadores, torna-se um item essencial em programas de manutenção preditiva, pois identifica potenciais falhas nesses sistemas.

Dessa forma, Zyggot Temperatura, nome dado ao mais novo sistema de termografia online da Varixx, dispensa termografia convencional, evitando a abertura de painel energizado, aumentando a segurança, minimizando danos em equipamentos e protegendo a vida dos trabalhadores.

Entre os benefícios oferecidos estão a redução de custos, pois diminui o número de manutenções corretivas, e a redução do risco de uma interrupção elétrica não planejada, identificação e correção de pontos de aquecimento de forma planejada, fornece segurança para os colaboradores, pois elimina a necessidade de abertura do painel energizado para executar a termografia, entre outras vantagens.

“Estes são alguns dos valores que as inovações da linha Zyggot da Varixx podem agregar em se tratando de proteção do capital humano e de patrimônio, principalmente aos grandes consumidores de energia elétrica e àqueles que necessitam de uma confiabilidade e fornecimento ininterrupto de energia elétrica. São soluções como esta que fortalecem as características de pioneirismos à Varixx no mercado mundial”, finaliza.

www.varixx.com.br
 

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 15 mil seguidores do IMP