Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP

revista-automacao.com
ProConcept News

ProConcept e Vision Space unem expertise em TI, IoT e Inteligência Artificial para automação de processos

Parceria entre a ProConcept e a Vision Space visa oferecer às empresas do setor industrial ferramentas para maior e melhor visualização e controle dos seus processos produtivos.

ProConcept e Vision Space unem expertise em TI, IoT e Inteligência Artificial para automação de processos

Propiciar às indústrias o controle total de suas operações, possibilitando-lhes aumentar a produtividade e a segurança, diminuir erros e falhas de fabricação, assegurar a qualidade dos produtos e reduzir custos, são alguns dos objetivos pretendidos pela parceria firmada entre a ProConcept, especializada em consultoria, venda e implementação de soluções digitais de TI, e a Vision Space, desenvolvedora de soluções baseadas em Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial, pertencente ao grupo Viasoft. “Sempre buscamos inovações que possam ser agregadas ao nosso portfólio de forma a atender às necessidades dos clientes, inclusive abrindo novas frentes de atuação. Identificamos na Vision Space essa mesma vocação e temos certeza de que essa união de forças trará boas oportunidades para as duas empresas”, destaca Elcio Pereira Diniz, diretor executivo da ProConcept.

Da parte da Vision Space, a parceria permitirá oferecer ao setor industrial um conjunto de soluções que a empresa já disponibiliza para uma das cinco maiores redes do segmento de varejo e para outros clientes. “Percebemos que nossas ferramentas podem ser empregadas de maneira específica em diferentes áreas de atuação. Por isso estamos buscando parceiros especializados nos setores de indústria, varejo, eventos, segurança e lojas autônomas para comercializar e implantar nossas soluções, de forma que possamos nos dedicar e concentrar o foco no desenvolvimento de tecnologias como IA, análise de dados e visão computacional que atendam a todas essas frentes”, explica Christiano Belli, CEO da Vision Space. A princípio, a meta é firmar parcerias com cinco empresas, sendo que cada uma ficará responsável por um dos segmentos de atuação mencionados. A ProConcept foi a primeira a ser formalizada nesse modelo de negócios.

Dentre as soluções, a que está sendo mais utilizada no varejo é a ferramenta de contagem, que permite monitorar o fluxo de pessoas dentro da loja, analisando também o tempo de permanência dos consumidores no local, entre outros fatores. “É uma solução que também pode ser utilizada em indústrias para fazer dois tipos de contagem: a de passagem, para contar objetos em movimento, como as peças numa linha de produção, e para contagem de objetos parados, como os armazenados em almoxarifados ou paletes”, exemplifica Belli.

Outra ferramenta desenvolvida pela Vision Space é o leitor de biometria facial que pode ser usado pelo responsável pela área de expedição para autorizar a retirada de algum item do estoque por um funcionário ou ainda para validar o recebimento de um lote de produtos. Há ainda o leitor de placa de veículo que funciona de forma parecida ao leitor facial, empregado para liberar a entrada e saída de caminhões numa fábrica, e para o carregamento e descarregamento de produtos. Para a análise da qualidade há uma solução específica que permite verificar se uma peça que saiu de um centro de usinagem, por exemplo, foi feita de forma correta.

E a ferramenta de segurança pode ser empregada para verificar o fluxo de pessoas dentro da empresa durante e após o horário de trabalho. É possível aproveitar a infraestrutura de câmeras existentes na empresa e gerar alertas via WhatsApp, identificando possíveis invasores quando o estabelecimento estiver fechado, ou mesmo a retirada não autorizada de objetos. Essas câmeras são ligadas 24 horas a uma rede de internet, oferecendo uma gestão mais eficiente.

De acordo com Roberto Rocha, diretor comercial da ProConcept, alguns clientes já estavam interessados em implementar tecnologias de visão computacional. “Para poder atender a essa demanda, começamos a procurar empresas que tinham essas soluções para firmar uma parceria e a Vision Space foi a que apresentou as opções mais adequadas e flexíveis”, destaca o executivo.

Atualmente, está em andamento um projeto da ProConcept numa grande indústria que irá utilizar a tecnologia da Vision Space para contagem, visualização e controle do processo de produção e da qualidade. “Também estamos elaborando outro projeto para uma empresa do setor de agroindústria, para controlar o fluxo de entrada de insumos e a logística de carregamento e descarregamento de grãos dos caminhões”, adianta Rocha.

Na avaliação do executivo, o importante a considerar é que essas tecnologias transformam em dados todas as imagens que são capturadas pelas câmeras que podem ser instaladas em diferentes pontos de uma empresa. “E eu posso usar esses dados em “n” situações, como por exemplo, numa simples visualização do que está acontecendo no chão de fábrica por meio de dashboards, ou ainda posso jogar esses dados numa plataforma, como a Thingworx da PTC, juntar essas informações com outros dados da produção e fazer inúmeras análises. Aí o céu é o limite”, destaca Rocha.

Outro benefício para as indústrias, propiciado por essas tecnologias, é a automação dos processos de verificação que antes eram feitos por pessoas. “Com isso pode-se deixar de fazer as verificações por amostragem e passar a ver tudo o que foi produzido, evitando erros e falhas humanas”, destaca Belli. Segundo o CEO da Vision Space, essas ferramentas possibilitam um controle total da operação. “É algo que proporciona uma tranquilidade não só para o empresário, mas também para toda a equipe de diretores, coordenadores e supervisores que podem ir para suas casas ao final do expediente sabendo que os números estão bons, que todos estão corretos e se por acaso acontecer alguma falha no meio do processo, a ferramenta vai gerar o alerta a tempo para que se possa tomar uma decisão. É isso que os clientes querem”, finaliza Belli.

www.proconcept.com.br

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP