Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP

revista-automacao.com
Universal Robots News

UNIVERSAL ROBOTS IMPLEMENTA ROBÔ NA FÁBRICA DA MERCEDES-BENZ DE JUIZ DE FORA

Cobot será responsável pela aplicação de cola nas peças dos caminhões, visando o aprimoramento dos indicadores de qualidade, ergonomia e produtividade.

UNIVERSAL ROBOTS IMPLEMENTA ROBÔ NA FÁBRICA DA MERCEDES-BENZ DE JUIZ DE FORA

A Universal Robots, empresa dinamarquesa que atua na produção de braços robóticos industriais colaborativos, implementou seu robô UR10e na fábrica de caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, em Juiz de Fora, para auxiliá-los no aprimoramento dos indicadores de qualidade, ergonomia e produtividade da empresa.

Inserido em novembro de 2020, a ideia era diminuir o tempo de aplicação da cola, que serve como uma vedação antioxidante nas longarinas, peças importantes do caminhão e antes era feita de forma manual, e agora esse processo está muito mais prático e rápido. “Do tempo da aplicação manual para a automática tivemos uma diminuição de aproximadamente 30% no tempo. Mas no processo como um todo, esse número foi muito maior. Pois no automático, enquanto o robô está aplicando o material, o colaborador pode fazer outra atividade, resultando em um ganho de aproximadamente 85%, com uma qualidade impecável”, comenta Anderson Rosa, planejador de processos da Produção de Cabinas & Pintura da Mercedes-Benz do Brasil, em Juiz de Fora.

Vale lembrar que antes da implementação, o operador ficava focado na produção bem feita, evitando um possível retrabalho. Agora, é preciso apenas posicioná-la no local de interesse e esperar poucos minutos para finalizar a função, podendo utilizar esse tempo a mais para desempenhar outras atividades, tornando assim um processo mais eficiente e analítico, visto que o trabalho deixa de ser repetitivo e monótono. “Além da segurança aos nossos colaboradores e da qualidade do produto, observamos que estamos desenvolvendo outras habilidades em nosso time, não só para a produção, mas também no monitoramento e na manutenção do robô”, explica Herick Borges, gerente sênior de Produção de Cabinas da Mercedes-Benz do Brasil, em Juiz de Fora.

A inserção de novos formatos de serviço é essencial para o desenvolvimento mútuo de qualquer empresas e a Mercedes-Benz espera, futuramente, adotar modelos que ajudem em outras funções também. “O robô colaborativo chegou para fazer parte dos processos ao lado dos colaboradores, com segurança, praticidade e custo bastante acessível, principalmente comparados aos robôs convencionais. Reforço ainda que o avanço da tecnologia e a implementação das funcionalidades da indústria 4.0 vieram para ficar, transformando condições antiergonômicas, melhorando a produtividade, integrando plantas, fornecedores e clientes”, finaliza Rosa.

O UR10e fornece compatibilidade de plug-and-play com produtos do ecossistema de hardware e software da Universal Robots, assegurando que os clientes comecem de forma rápida e fácil as aplicações colaborativas. “O compromisso com a qualidade e o desempenho são essenciais para os nossos clientes. Queremos que todos se mantenham atualizados e revolucionem o formato de trabalho. Estamos em constante evolução e quem não acompanhar esse processo, ficará para trás”, comenta Denis Pineda, Gerente Regional da Universal Robots.

www.universal-robots.com
 

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP