Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP

revista-automacao.com
MEDIAWORLD

SISTEMA DE BOMBEAMENTO EM LINHA AUMENTA A PERFORMANCE EM ESTAÇÕES ELEVATÓRIAS DE ESGOTO

Nos últimos anos, a Improv Equipamentos realizou investimentos importantes para se consolidar no mercado dos fabricantes de bombas, por meio de inovações tecnológicas que pudessem representar diferenciais no fornecimento de soluções em saneamento.

SISTEMA DE BOMBEAMENTO EM LINHA AUMENTA A PERFORMANCE EM ESTAÇÕES ELEVATÓRIAS DE ESGOTO
Sistema de Bombeamento em Linha para infraestrutura de saneamento / Divulgação.

O ponto de partida para obter este destaque consistiu no desenvolvimento de sistemas completos de bombeamento em linha, que incluem os mecanismos de acionamento e controle para gestão do funcionamento adequado das bombas de esgoto.



Para alcançar este objetivo, foi necessário pensar em um sistema de acionamento robusto, capaz de suportar uma bomba de esgoto bruto, sem qualquer tipo de gradeamento. Outra característica fundamental para seguir com o planejamento desta estrutura é a durabilidade, que precisava ser garantida para manter um alto nível de competitividade do fluxo de bombeamento.



Com isso, a companhia chegou em um sistema de bombeamento em linha para elevatória de esgoto, capaz de promover eficiência e economia na mesma medida. Estes resultados são percebidos por meio da facilidade para instalar e realizar operação/manutenção da infraestrutura instalada, assim como a reversão automática para desobstrução, e no bombeamento modular contínuo, que permite uma maior economia no consumo de energia.



Sobre o fornecimento de peças e produtos essenciais para a composição do sistema, a Improv buscou a Danfoss para apresentar a compatibilidade de seus conversores de frequência com as atividades previstas para o projeto. Após uma sequência rigorosa e apurada de testes, o modelo FC102 foi escolhido para compor o Sistema de Bombeamento em Linha, por atender todas as necessidades e preservar o nível de competitividade financeira de todo o equipamento.




SISTEMA DE BOMBEAMENTO EM LINHA AUMENTA A PERFORMANCE EM ESTAÇÕES ELEVATÓRIAS DE ESGOTO
Painel elétrico equipado com VLT Aqua Drive, da Danfoss, para economia de energia em sistema de bombeamento modular / Divulgação.

Os conversores de frequência Danfoss fornecem as funções de comunicação e de configuração interna necessárias para atribuir ao sistema de bombeamento maior disponibilidade, mesmo em condições adversas para a operação.



Além disso, foi possível estabelecer níveis hierárquicos de funcionamento por meio da funcionalidade dos conversores, permitindo o funcionamento autônomo da aplicação e dispensando o uso do Controlador Lógico Programável (CLP) no caso de perda da comunicação. Estas movimentações permitem que o sistema de bombeamento continue funcionando sem o risco de extravasar o esgoto.

“A parceria com a Danfoss neste projeto nos permitiu contar com muito mais dinamismo e assertividade no desenvolvimento e na operação do sistema de bombeamento em linha, uma vez que a atuação dos conversores de frequência FC102 viabiliza o funcionamento da estrutura em diversos níveis e nos fornece um panorama seguro de informações sobre cada etapa da atividade” pontua o Eng. Fabio Cesar David, diretor técnico da Improv Equipamentos.



A Improv foi responsável pela instalação de sistemas de bombeamento em linha que já estão em funcionamento em unidades das principais companhias de saneamento do país, como SABESP, COPASA, CAGECE, SANEPAR e SANESUL. Em todas estas instalações, a parceria com a Danfoss gerou performances objetivas e adequadas para a aplicação, que resultam automaticamente em altos níveis operacionais de eficiência e segurança sanitária.

www.danfoss.com.br

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP