Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP

revista-automacao.com
Siemens News

Solução baseada em AI da Siemens elevou produtividade em fábrica chinesa da Coca-Cola

Soluções inteligentes da companhia também beneficiaram unidades da montadora Mercedes-Benz e da farmacêutica BioNTech para a fabricação de vacinas.

Solução baseada em AI da Siemens elevou produtividade em fábrica chinesa da Coca-Cola

Um projeto realizado pela Siemens em parceria com a Swire Coca-Cola, na China, possibilitou à fabricante de bebidas um aumento na capacidade de produção de 550 milhões de latas ao ano. O incremento foi obtido a partir do desenvolvimento de um sistema de gerenciamento de informações da fábrica baseado em Inteligência Artificial (AI), além do uso de soluções de software e hardware com dados baseados na plataforma MindSphere. O case foi apresentado nesta terça-feira, 24, durante o primeiro dia do Siemens Innovation Forum em participação do Diretor Global de Estratégia e de Tecnologia, Peter Körte.

O projeto usou soluções para rastreamento e análise de pontos de inatividade ao longo da linha de produção da fábrica, e todas as informações geradas foram unificadas em um aplicativo auxiliando na identificação rápida de problemas e manutenção preditiva na unidade. O novo sistema se tornou benchmark para novas plantas digitais da Swire Coca-Cola ao redor do mundo. Além de estender o novo sistema para cerca de 100 linhas de produção nos próximos dois anos, o projeto também deu início à construção de outras 18 plantas digitais no futuro que vão gerar uma economia de 10 milhões de kWh por ano em eletricidade.

“Esse é um exemplo de como a cocriação é extremamente importante para possibilitar benefícios aos nossos clientes combinando sistemas de hardware e software”, afirmou o executivo de Estratégia e Tecnologia da Siemens. “Tudo isso se atinge combinando os mundos real e virtual, e essa é a base para resolver os problemas de nossos parceiros”, completou.

Em sua apresentação no evento, o executivo da Siemens abordou outros cases de sucesso da companhia. Um dos destaques foi o projeto desenvolvido para Mercedes-Benz para elevar os métodos sustentáveis na linha de produção da unidade de Berlim da montadora alemã. Realizada em parceria entre as áreas Digital Industries, Smart Infrastructure e Siemens Advanta, a iniciativa que implementou soluções digitais de ponta a ponta na fábrica reduziu as emissões de poluentes e tornou a unidade neutra em carbono. A planta da montadora na capital alemã está servindo agora de modelo para outras cerca de 30 unidades da companhia ao redor do mundo.

Körte também comentou sobre o case da BioNTech, onde o uso de Inteligência Artificial e simulação por meio de gêmeo digital possibilitou a adaptação em tempo recorde de uma fábrica da farmacêutica para a produção de vacinas contra a Covid-19. De um ano, o projeto foi realizado em apenas cinco meses, acelerando a fabricação do imunizante.

Já entre os projetos realizados no Brasil, foram citados na apresentação o uso de Inteligência Artificial para detectar fraudes na rede elétrica da CPFL; o uso de IoT industrial para aumentar a eficiência em máquinas de pesagem e empacotamento para a MQPack; a oferta de baterias de armazenamento de energia em contratos de performance junto à Micropower-Comerc (MPC); e o uso de Realidade Aumentada para análise de dados na indústria realizado em parceria com a Mix Reality.

www.siemens.com.br

 

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP