Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP

revista-automacao.com
ABB News

ABB Robótica diversifica seu modelo de negócio para atender da pequena à grande empresa

Apenas 36% das pequenas empresas adotam robôs em suas atividades, mas 60% devem introduzir ou aumentar o uso atual de robótica nos próximos 10 anos.

ABB Robótica diversifica seu modelo de negócio para atender da pequena à grande empresa

A ABB Robótica está ampliando a oferta de soluções e adotando novos modelos de negócios no mercado brasileiro. Com a estratégia, um dos focos é impulsionar a automação de pequenas e médias empresas, segmento com grande potencial de crescimento.

Segundo a Pesquisa de Automação ABB Robotics 2021, realizada globalmente, apenas 36% das pequenas empresas, com menos de 25 funcionários, adotam robôs em suas atividades, mas 60% informaram que devem introduzir ou aumentar o uso atual de robótica nos próximos 10 anos.

Já o índice de empresas médias, de 25 a 250 funcionários, que já utilizam robótica é de 71%, o dobro dos pequenos negócios. Mesmo assim, 92% dizem que provavelmente introduzirão ou aumentarão seu uso atual de robótica na próxima década.

“A ABB vem desenvolvendo diversas ações para atender a demanda do mercado e facilitar a adoção de tecnologias de robótica por toda a indústria, das pequenas às grandes empresas”, afirma Rodrigo Bueno, diretor da ABB Robótica no Brasil.

Além de lançar neste ano mais linhas de produtos, adaptáveis a qualquer tamanho de negócio, a ABB desenvolveu novos modelos de negócio, com parceiros especializados, como opções de aluguel ou leasing de células robotizadas a empresas de todos os portes.

Segundo o executivo, a vantagem do aluguel ou leasing é que as empresas não precisam usar recursos de investimento (CAPEX), que estão cada vez menores e muitas vezes necessitam de aprovação da matriz. Com esse modelo, é possível destinar verbas menores mensais, viabilizando mais rapidamente o projeto. “A empresa ainda afasta o risco de obsolescência, porque após um período, estipulado em contrato, pode haver a troca, retirada ou manutenção da célula”, explica Bueno.

A ABB Robótica fornece o projeto completo, que compreende a avaliação da necessidade do cliente, a concepção do projeto, o desenvolvimento da aplicação, testes, instalação, montagem e acompanhamento. Além do robô ABB, também possui um portfólio completo de automação para garantia da qualidade e robustez das células. Vários outros serviços podem ainda ser agregados ao contrato, como comissionamento, contratos de fornecimento de peças de reposição, manutenção preventiva e preditiva e monitoramento da condição da frota ou do robô.

Todas as soluções da ABB Robótica podem ser adaptadas ao tamanho do negócio do cliente. A companhia oferece um amplo portfólio de soluções inovadoras de automação para uma grande variedade de indústrias, como automotiva, plásticos, elétrica e eletrônica (3C), soldagem por robô, alimentos e bebidas, solar, fundição e forja, madeira, logística, saúde, metal e embalagem e paletização e mais recentemente a da construção.

A ABB acaba de anunciar ainda a aquisição da empresa ASTI, líder em Autonomous Mobile Robots – Robôs Móveis Autônomos, se tornando a única fornecedora com portfólio completo de robótica, com soluções da produção à distribuição no ponto de venda.

Outra grande novidade neste ano foi a expansão do portfólio de robôs colaborativos (cobot) com as novas famílias de cobot GoFa e SWIFTI . As novas soluções completam a linha de cobots da marca, juntamente com o YuMi® e Single Arm YuMi®.

Com cargas e velocidades mais altas, os cobots GoFa e SWIFTI foram projetados intuitivamente para que os clientes não precisem depender de especialistas em programação próprios. A operação do robô colaborativo pode ser feita poucos minutos após a instalação, direto da caixa, sem nenhum treinamento especializado. Isso torna mais atrativa a adoção da tecnologia, principalmente, por indústrias com baixos níveis de automação.

Pesquisas mostram que o uso de cobots é uma tendência global. Em 2019, mais de 22.000 novos robôs colaborativos foram implantados no mundo, um crescimento de 19% em relação ao ano anterior. A expectativa é que a demanda avance a uma taxa composta de crescimento anual de 17% entre 2020 e 2025, segundo análise do Interact The Collaborative Robot Market 3rd Edition.

www.abb.com.br

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP