Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP

revista-automacao.com
ELIPSE SOFTWARE News

ELIPSE E3 OTIMIZA O TEMPO DE RESPOSTA ÀS OCORRÊNCIAS NA TRANSMISSÃO DAS RÁDIOS FM DA RBS

Solução da Elipse Software monitora em tempo real a transmissão das rádios FM da RBS, agilizando a análise e tomada de decisões para correção de problemas.

ELIPSE E3 OTIMIZA O TEMPO DE RESPOSTA ÀS OCORRÊNCIAS NA TRANSMISSÃO DAS RÁDIOS FM DA RBS
Central Técnica pela qual as telas do software da Elipse são acessadas.

O Grupo RBS é uma das maiores empresas de comunicação multimídia do Brasil e maior afiliada da Rede Globo. Líder na área de comunicação no Rio Grande do Sul, a RBS produz conteúdo e entretenimento em rádio, televisão, jornal e plataformas digitais. No meio do rádio, a empresa possui cinco grandes emissoras.

Para melhor cobertura do sinal das rádios, as antenas de transmissão e seus equipamentos ficam localizados no alto de um morro com vista para grande parte de Porto Alegre e região metropolitana. Este site de transmissão fica situado a 10 km da sede da empresa, o que dificultava o monitoramento constante dos equipamentos de transmissão. No caso de uma falha nesses equipamentos, o técnico levava cerca de 20 minutos somente para se deslocar até o local.

Com o Elipse E3, solução desenvolvida pela Elipse Software, a RBS passou a monitorar em tempo real os transmissores das rádios Gaúcha, Atlântida, 92.1 e 102.3 via uma central técnica, não sendo mais preciso deslocar técnicos até os equipamentos para verificar se apresentam algum problema. Desse modo, houve uma redução no tempo de resposta para reconhecer, analisar e solucionar ocorrências que venham a comprometer a transmissão dos sinais destas emissoras.

Na tela inicial do Elipse E3, é possível ter uma visão geral dos equipamentos de transmissão de todas as rádios FM do Grupo RBS. Nesta tela são exibidas as potências dos transmissores, detalhes do link de distribuição do sinal do estúdio para o site de transmissão, temperaturas das salas e informações de energia, como, por exemplo, se está sendo fornecida pela concessionária ou grupo gerador e qual a tensão de cada fase. Além disso, o software exibe um quadro com os alarmes ativos ou não reconhecidos pelo operador do sistema.


ELIPSE E3 OTIMIZA O TEMPO DE RESPOSTA ÀS OCORRÊNCIAS NA TRANSMISSÃO DAS RÁDIOS FM DA RBS
Tela de controle do transmissor da rádio Atlântida.

Para reforçar este controle foi desenvolvida uma tela específica para cada uma das rádios monitoradas. Nela é possível visualizar o diagrama do fluxo do sinal, desde a chegada do sinal até a antena de transmissão, com informações mais detalhadas dos transmissores e demais equipamentos. Exibe também os dados referentes ao transmissor reserva, com a possibilidade de acionamento pelos botões de telecomando. A qualidade da recepção do sinal, ou seja, os dados sobre como o sinal está sendo entregue aos usuários também é apresentada nesta tela.

Por fim, o Elipse E3 monitora o histórico de eventos, alarmes e telecomandos que ficam armazenados em um banco de dados SQL, sendo possível filtrá-los por data e/ou palavra-chave, além de exportá-los em PDF ou Excel. O software também permite enviar relatórios ou até prints das telas por e-mail.

“Com este sistema de monitoramento, obtivemos maior agilidade no controle e conseguimos atender as ocorrências no sistema de transmissão das rádios em um tempo muito menor”, destacou Thobias E. Johann, Engenheiro de Manutenção da Transmissão da Rádio Gaúcha.

www.elipse.com.br

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP