Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP

revista-automacao.com
ABB News

Robô IRB 1300 da ABB é aperfeiçoado com nova proteção para aplicações rigorosas e salas limpas

O IRB 1300 apresenta as versões ISO 4 para salas limpas, Foundry Plus 2 e IP67, viabilizando novas aplicações em ambientes de produção rigorosos e sem contaminação.

Robô IRB 1300 da ABB é aperfeiçoado com nova proteção para aplicações rigorosas e salas limpas
O robô industrial de seis eixos da ABB, o IRB 1300, inclui novos elementos de proteção que permitem que ele seja usado em aplicações industriais rigorosas e processos de produção sem contaminação, abrindo novas oportunidades para maior produtividade, melhor qualidade do produto e tempos de ciclo reduzidos em diversas indústrias, incluindo montagem de placas eletrônicas, automotiva e metalúrgica, entre outras.

Originalmente lançado em 2020, o IRB 1300 agora está disponível nas versões IP67, Foundry Plus 2 e ISO 4 para salas limpas. Através da vedação de todos os componentes eletrônicos, o seu uso será ampliado para uma variedade de processos em indústrias, incluindo a de manufatura de eletrônicos, automotiva e fabricação de metais.

Para proteção adicional em aplicações metalúrgicas, incluindo fundição de metais, fundição em areia, forjaria e usinagem, a versão Foundry Plus 2 inclui o uso de aço inoxidável. Isso irá prevenir a oxidação que pode ocorrer quando líquidos são passados para lavar partículas de poeira e restos metálicos. Ao ajudar a proteger contra o desgaste prematuro, esse recurso auxilia a prolongar a vida útil do robô, minimizando as interrupções causadas pelas paradas e reparos não programados.

Para aplicações que precisam de um ambiente de produção limpo em indústrias como a farmacêutica e manufatura de semicondutores, o IRB 1300 versão ISO 4 para salas limpas destaca algumas medidas para ajudar a eliminar o risco de contaminação. Os principais recursos incluem o uso de tinta externa resistente à química, que ajuda a evitar a degradação da pintura no uso de produtos de limpeza que protegem contra bactérias. O design do robô também reduz o número de aberturas em que as bactérias poderiam se formar, proporcionando um outro nível de proteção, enquanto um filtro de partículas e um design totalmente vedado evita que a graxa, óleo e partículas entrem em contato com os produtos que estão sendo manuseados.

“A inclusão desta capacidade de atuar em ambientes rigorosos e em salas limpas nos permite oferecer os benefícios do IRB 1300 para todo um novo conjunto de aplicações de manufatura em indústrias conhecidas por sua natureza rigorosa ou sua necessidade de não haver contaminação,” disse Darren Hung, Global Product Manager – Robôs de Pequenos Porte da ABB. “O IRB 1300 é o parceiro perfeito para uma ampla variedade de tarefas, incluindo manuseio de materiais, alimentação de prensas, polimento, e montagem e teste, e pode agora ajudar mais empresas a atingirem novos padrões de velocidade e precisão, à medida que eles desenvolvem soluções para levantar e manusear formatos irregulares, complexos ou pesados, mesmo em áreas de trabalho pequenas.”

Com uma área de ocupação de apenas 220 mm por 220 mm, o IRB 1300 é ideal para uso em espaços compactos, permitindo que mais robôs sejam implementados em uma área específica, se necessário. Está disponível em três versões principais - 11kg/900 mm, 10 kg/1150 mm e 7 kg/1400 mm. A carga de 11kg para o modelo de alcance de 900 mm é maior do que qualquer outro robô de outras empresas nesta categoria.

Alimentado pelo controlador OmniCore da ABB, o IRB 1300 oferece controle de movimento avançado e trajetória precisa de primeira classe, permitindo que ele controle uma variedade de aplicações como polimento e alimentação de máquinas.
Para maximizar a versatilidade do IRB 1300, o controlador OmniCore pode ser equipado com uma variedade de equipamentos adicionais, incluindo protocolos fieldbus, soluções de visão e controle de força. O OmniCore também oferece uma interface simples para o usuário no intuitivo FlexPendant, que é um recurso do display multi-touch que possui gestos padrões, como por exemplo: apertar, deslizar e tocar, permitindo que os usuários programem e operem facilmente seu robô.

www.abb.com.br / www.abb.com
 

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP