Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP

revista-automacao.com
Aquarius Software News

EDP FIRMA PARCERIA COM AQUARIUS SOFTWARE PARA IMPLANTAÇÃO DE TECNOLOGIAS DA INDÚSTRIA 4.0 EM SOLUÇÕES DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

EDP FIRMA PARCERIA COM AQUARIUS SOFTWARE PARA IMPLANTAÇÃO DE TECNOLOGIAS DA INDÚSTRIA 4.0 EM SOLUÇÕES DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Novo sistema monitora dados para auxiliar na previsibilidade de manutenções e garantir disponibilidade dos equipamentos para clientes de forma remota.

A Transformação Digital, que impulsiona a Indústria 4.0, traz em si o conceito de operações mais eficientes. O emprego de tecnologia habilita empresas a transformar modelos de negócios e a maneira como se relacionam com seus clientes. Pensando nisso, a EDP Brasil, empresa com foco na venda de energia elétrica, passou a oferecer Soluções de Eficiência Energética, apoiada no uso de novas tecnologias em parceria com a Aquarius Software. Além de redução de custos, a mudança trouxe um novo modo de acesso à informação com sustentabilidade e segurança.

Desde 2016, a EDP Brasil atua com serviços de soluções em eficiência energética. Inicialmente, a supervisão e a gestão das operações em Campinas, Gravataí e São Paulo era feita por meio de recursos analógicos, mas com três plantas de geração de vapor e uma planta de geração de água gelada, havia um plano de crescimento, o que aumentou a necessidade de acompanhar as operações em tempo real, a partir de um único local físico e um único ambiente virtual.

A escassez de dados estruturados impossibilitava obter informações sobre a disponibilidade e o funcionamento de seus equipamentos, dificultando sua manutenção. Desta forma, a EDP Brasil identificou a oportunidade de estruturar essa operação com base no plano de crescimento dos seus Serviços de Eficiência Energética. Assim, era necessário que esse novo sistema pudesse atender stakeholders internos e externos, partindo de Porto Alegre, oferecendo escalabilidade e disponibilidade de informações em tempo real, impactando positivamente a prestação do serviço, elevando a operação e manutenção para um nível superior.

“No primeiro momento, a expectativa era atender à demanda pontual, que era a integração das operações que já existiam e, ao mesmo tempo, preparar o crescimento dos negócios. Seria imperativo que o sistema suportasse esse crescimento de uma forma simples – como um plug&play escalável”, comentou Rodrigo Schoneborn Nogueira, gestor O&M de Serviços de Eficiência Energética da EDP Brasil.

Baseada em software da GE Digital, a solução da Aquarius Software foi implantada no Centro de Serviços (COS), integrando as atividades através do monitoramento remoto e equipando tanto o COS como as localidades monitoradas com tecnologias capazes de fornecer informações estratégicas e operacionais, como o tratamento de dados extraídos dos monitoramentos para fazer previsibilidade de manutenções e garantir a disponibilidade dos equipamentos para os clientes.

“Estamos envolvidos diariamente em projetos de transformação digital, esse é o nosso negócio. No entanto, o projeto da EDP trouxe um desafio muito interessante, pois nos permitiu ajudá-los a mudar seu modelo de negócios. Essa divisão da EDP não vende energia elétrica: vende soluções de eficiência. A empresa está gerando dados como ativos de negócios para a tomada de decisão. Entramos realmente na era da servitização na indústria”, acrescentou Elmer Rocha, Gerente Comercial da Aquarius Software.

Como foi feita a integração TI e TO
O projeto foi desenvolvido em conjunto com o time de TI da EDP Brasil. A integração das tecnologias da Informação (TI) e operacional (TO) foi fundamental, principalmente em relação à segurança da informação. Recursos como rota de dados, criptografia e outras práticas de cibersegurança para ambientes industriais garantiram a integridade e confidencialidade dos dados.

Os softwares da GE Digital aplicados neste projeto foram: Proficy iFIX (sistema de supervisão com interface web), Proficy Historian (base de dados temporal), Proficy Plant Applications (ferramenta de modelagem e cálculos) e Driver IGS (sistema de coleta de dados). Foi também utilizado o hardware UNO da Advantech para a coleta de dados nos clientes e o sistema Power BI da Microsoft para apresentação de relatórios.

Esse conjunto de software e serviços adquiridos de maneira modular foi decisivo, por permitir o crescimento da operação e inclusão de novos recursos de acordo com a mudança da demanda.

Os softwares estão instalados em Porto Alegre/RS, onde fica a sala de controle. Em cada cliente está instalado o dispositivo para coleta e transmissão de dados. A equipe da EDP conta com um videowall na sala de controle, de onde opera os processos e visualiza em tempo real dados como temperaturas, vazões e pressões, além de indicadores de performance (KPIs), como tempo de utilização de equipamentos e taxa de disponibilidade.

Cada cliente tem um acesso específico, que lhe permite monitorar em tempo real somente os seus processos e receber periodicamente relatórios consolidados referentes às suas instalações.

Resultados
A EDP Brasil conseguiu atingir um novo patamar operacional através da central de informações e monitoramento implantada, acessando dados em tempo real no seu COS.

Um conjunto de sistemas integrados à solução fornecida pela Aquarius Software possibilita que a companhia tenha vantagem competitiva através da disponibilidade de informações para o cliente final e da redução de custos operacionais, além da melhor gestão dos ativos.

“Um cliente que está na região norte pode, através de um smartphone, acompanhar uma caldeira que está no sul. Isso demonstra o investimento da EDP em tecnologia e serviços. A Indústria 4.0 está presente na automação dos processos, o que de fato, traz diferencial competitivo para EDP”, salientou Fillipe Silva Figueiró, analista do Centro de Operações e Serviços.

A implantação do COS com a solução da Aquarius Software entregou maior confiabilidade operacional, ajudando a EDP Brasil a garantir as questões contratuais com seus clientes através do monitoramento de seus equipamentos e da entrega de relatórios de apoio.

Agora, a proposta é integrar mais ferramentas digitais ao sistema existente, permitindo que o operador faça o check list de acompanhamento dos ativos via smartphone, realizando controles no sistema e conectando melhor as equipes de campo e do COS. Também está previsto o monitoramento através de circuitos de CFTV com informações visuais das operações, além dos dados obtidos por sensores e medidores instalados em campo.

www.brasil.edp.com

www.aquarius.com

 

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP