Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP

revista-automacao.com
MEDIAWORLD

PILZ REALIZA APRECIAÇÃO DE RISCOS NA TOWER INTERNATIONAL

Em janeiro deste ano, a Tower  - que atende o ramo automotivo - iniciou a implementação da segunda etapa dos serviços contratados  da Pilz, com previsão de término em dezembro de 2021.

PILZ REALIZA APRECIAÇÃO DE RISCOS NA TOWER INTERNATIONAL

Por trás da segurança que envolve um automóvel que roda pelas ruas, há diversos componentes importantes e que podem fazer a diferença, no que se refere à segurança, propriamente dita. A carroceria do veículo, por exemplo, é um deles.  A Tower International, fabricante de estruturas metálicas veiculares para as principais montadoras do mundo, tem que estar perfeitamente alinhada quanto ao item segurança em sua produção.

Quanto a esse aspecto, ainda nesse semestre, a Tower International concluiu a primeira etapa de serviços contratados da Pilz do Brasil, multinacional alemã especializada em segurança de máquinas e automação industrial. No ano passado, a Tower International abriu um edital para contratação de serviço de apreciação de risco e validação com critérios rigorosos em atendimento a NR12 e ABNT NBR 12100 para prensas de 250 toneladas a 2500 toneladas, linhas de solda automatizadas, área de usinagem e de corte de bobina de aço.

“Após avaliação de diversos fornecedores, a Pilz foi escolhida devido ao seu know-how de segurança, preço e experiência na realização de apreciação de risco e validação”, explica Alexander Caldas Francisco, gerente de Manutenção na Tower International.

De acordo com Francisco, a Pilz foi contratada para realizar validação de uma prensa Gutmann de 400 toneladas, que passou por um retrofit para adequação à portaria 873/17 do Ministério do Trabalho. A Pilz fez a apreciação de riscos (APR) nas máquinas da planta da unidade fabril de Arujá (SP), totalizando 224 equipamentos, divididos em dez setores. Ao final, foram contempladas com produtos e soluções da multinacional alemã as seguintes áreas: Estamparia, Linhas de Solda, Ferramentaria e Corte de Bobinas de Aço. “Os produtos utilizados foram diversos: calço de segurança, CLP de Segurança, chave escape, botões de emergência e reset, cabos e cortina de luz”, detalha o gerente de Manutenção da Tower International.

Entre 2017 e 2019, a Tower International investiu cerca de R$ 5 milhões em melhorias de segurança no parque de fabril de Arujá, integrando treinamentos e capacitação da equipe operacional. Nessa unidade são fabricadas estruturas de carroceria e chassis para carros de passeio, crossovers, picapes e utilitários esportivos, assim como cockpits para ônibus. “Agora em janeiro iremos implementar a segunda etapa dos serviços contratados da Pilz, com previsão de término até dezembro de 2021”, adianta o Engenheiro de Segurança do Trabalho Marcos Castan.

www.pilz.com/pt-BR

PILZ REALIZA APRECIAÇÃO DE RISCOS NA TOWER INTERNATIONAL

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP