Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP

revista-automacao.com
PEPPERL+FUCHS FACTORY AUTOMATION

SCANNER MULTICAMADAS DA PEPPERL+FUCHS FOI DESTAQUE NA SPS

O R2300 da Pepperl+Fuchs impressiona com a sua tecnologia de medição precisa e desempenho adaptado à respetiva aplicação

SCANNER MULTICAMADAS DA PEPPERL+FUCHS FOI DESTAQUE NA SPS
Scanner multicamadas R2300

Na feira comercial SPS 2019 em Nuremberg, a Pepperl+Fuchs, o principal fabricante de sensores e sistemas de sensores industriais a nível mundial, apresentou o novo scanner multicamadas R2300. O sensor para detecção de objetos 3D impressiona graças à sua incrivelmente elevada densidade de medição: a carcaça compacta e fácil de integrar contém tecnologia LiDAR de medição por laser de alta precisão que analisa um total de quatro planos de varredura e consegue detectar e medir o comprimento, a largura e a altura de objetos. Várias características de design inovadoras no sensor garantem uma confiabilidade de detecção e uma disponibilidade extremamente elevadas, mesmo em aplicações exigentes.

O R2300 é compacto e permite poupar espaço pois apresenta uma altura de apenas 58 milímetros e constitui um sensor LiDAR (Light Detection And Ranging) 3D para medição óptica de ângulos e distâncias em aplicações fixas e móveis. O dispositivo usa quatro planos de varredura ligeiramente desviados, gerados por um espelho rotativo no interior da carcaça do sensor, para efetuar a varredura 3D sem contacto do espaço em que se encontra.

Amplo alcance de medição, campo de monitorização ajustável e resolução angular inigualável
O R2300 tem um ângulo de abertura do alcance de medição de 100°, um amplo alcance de medição de até dez metros com objetos claros e de até quatro metros com superfícies escuras, uma taxa de medição de 50 kHz e taxas de varredura selecionáveis de 12,5 Hz e 25 Hz com até 4000 píxeis por varredura. Estas funcionalidades permitem ao scanner multicamadas abranger os requisitos mais importantes de um amplo leque de aplicações. Adicionalmente, o campo de monitorização pode ser personalizado ocultando seletivamente áreas fora do campo de deteção ou instalando um segundo R2300 junto ao primeiro dispositivo, aumentando assim o campo de visão para 180°. Uma característica distintiva dos sensores 3D é a pequena — e, por isso, elevada ­ resolução angular de apenas 0,1°, que nenhum sensor LiDAR ou multicamadas comparável consegue alcançar atualmente. Em combinação com o ponto de luz infravermelha preciso típico dos lasers, o R2300 tem capacidade para detetar fiavelmente objetos com estruturas e contornos complexos.

Desenvolvido para robustez e disponibilidade elevadas
As possíveis aplicações do R2300 — incluindo áreas como intralogística, equipamento móvel e robótica — significam que o scanner multicamadas exigia um design especialmente robusto. Por este motivo, a carcaça do sensor é construída a partir de material plástico duradouro e os componentes eletrónicos da cabeça do sensor são fixos, proporcionando proteção eficaz contra vibrações. A Pulse Ranging Technology (PRT) do R2300 garante não só um elevado grau de independência em relação às propriedades dos objetos e das superfícies, mas também um elevado nível de resistência a interferências de luzes, lâmpadas AF e reflexos ópticos externos provenientes do ambiente de aplicação. Outro argumento de venda exclusivo do R2300 no mercado de scanners multicamadas é a separação mecânica do emissor e do recetor dentro da unidade óptica. O elemento de separação na cabeça do sensor impede, de modo fiável, curtos-circuitos ópticos que podem ocorrer caso painel frontal esteja sujo e parte da luz emitida seja diretamente refletida de volta para o elemento recetor. Isto garante que o R2300 fornece sempre resultados de medição corretos e um elevado nível de fiabilidade de deteção na prática, ao mesmo tempo que reduz significativamente os custos de manutenção. Para os utilizadores, isto significa menos períodos de inatividade, intervalos de limpeza significativamente maiores e maiores disponibilidade e fiabilidade dos processos.

Laser piloto simplifica a colocação em funcionamento
O laser piloto integrado do R2300 simplifica o processo de alinhamento do sensor com superfícies e alvos específicos durante a colocação em funcionamento. É ativado para o alinhamento e apenas fica ativo durante a colocação em funcionamento. Não é necessária nenhuma outra ferramenta porque o feixe de laser vermelho visível segue o mesmo caminho que o laser de medição infravermelho.

Saída de dados na forma de dados não processados
O R2300 fornece dados para ângulo, distância e refletividade com a indicação de data e hora associadas. Os dados são transmitidos através da interface Ethernet do sensor, o que significa que é possível aceder aos dados através de um grande número de sistemas de automação. Num futuro próximo, o R2300 estará disponível numa versão de comutação e oferecerá opções de ligação adicionais que podem ser integradas de forma simples e rentável através do módulo de interface flexível.

www.pepperl-fuchs.com


SCANNER MULTICAMADAS DA PEPPERL+FUCHS FOI DESTAQUE NA SPS
Monitorização fiável de zonas traseiras


SCANNER MULTICAMADAS DA PEPPERL+FUCHS FOI DESTAQUE NA SPS
Prevenção fiável de colisões e apoio à navegação para carros de transporte automático/robôs pequenos


SCANNER MULTICAMADAS DA PEPPERL+FUCHS FOI DESTAQUE NA SPS
Deteção de transportador em aplicações de robótica

 

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP