EPLAN Data Portal: a solução para conjuntos de dados de dispositivos ideais

2018-06-21
Atualmente, os dados digitais de dispositivos são o elemento essencial para uma engenharia eficiente. Os maiores desafios para a engenharia são a qualidade dos dados e a respetiva abrangência. O EPLAN Data Portal é uma ferramenta à altura destes desafios: desde o início do ano que o portal é atualizado mensalmente, ou seja, mais frequentemente do que antes. Os utilizadores dispõem agora de uma função de classificação para qualificação de dados de dispositivos, oferecendo assim aos fabricantes feedback baseado na prática diretamente do mercado. Adicionalmente, desde a Feira de Hannover, uma Lab Version do EPLAN Data Portal permite acesso antecipado aos utilizadores para que possam testar e experimentar os mais recentes desenvolvimentos do programa.

Dashboard.jpg: o Dashboard oferece uma boa visão geral - por exemplo, das novas funcionalidades do EPLAN Data Portal ou dos dados de dispositivos mais descarregados. 

O EPLAN Data Portal é a plataforma central para dados digitais de dispositivos na área de engenharia de automação. Atualmente mais de 230 fabricantes oferecem mais de 800.000 conjuntos de dados para descarregamento direto - na verdade, com configuradores integrados e as respetivas variantes são mais de 2 milhões. Desde o início do ano que os dados estão a ser atualizados mensalmente para que tanto os utilizadores como os fabricantes possam tirar o melhor partido da plataforma e ajudar a garantir a elevada qualidade dos dados. Estas atualizações incluem a adição de novos fabricantes e o aumento, expansão e atualização de dados de fabrico existentes. 
 
Classificações de utilizadores como indicadores da qualidade
 
A nova função de classificação por parte dos utilizadores constitui outro passo no sentido de melhorar continuamente a qualidade. Tal como é comum noutros portais como a Amazon, oferece aos utilizadores a possibilidade de classificarem os conteúdos disponibilizados através da atribuição de estrelas. O objetivo é classificar e qualificar os dados digitais de produtos, não os próprios produtos. Através do portal, que funciona como uma mente comunitária, os utilizadores apresentam feedback útil, baseado no seu trabalho diário, que ajuda a orientar outros utilizadores, mas também fornece aos fabricantes indicadores valiosos diretamente do mercado para que continuem a desenvolver os seus dados. Desta forma, os próprios utilizadores conseguem influenciar a qualidade dos dados.


 
Opções de triagem para uma melhor experiência de utilização
 
Com base na função de classificação, os utilizadores podem triar diretamente os resultados de pesquisas no portal usando duas opções adicionais: filtrando os dados de dispositivos de acordo com os dispositivos com melhor classificação ou, em alternativa, de acordo com a quantidade de descarregamentos gerados pelos conjuntos de dados de dispositivos até ao momento. Assim, os utilizadores sabem exatamente quais são os itens que possuem os dados de dispositivos com a melhor qualidade ou quais são os dispositivos mais utilizados no respetivo grupo de produtos. Naturalmente, parte-se do pressuposto que os engenheiros irão utilizar intensamente a função de classificação - a única forma de esta função influenciar todos os utilizadores. Isto é considerado um valor acrescentado significativo e, por esse motivo, as classificações de utilizadores são altamente bem-vindas.

 
Uma previsão para o futuro
 
A experiência dos utilizadores, bem como a facilidade de utilização e simplicidade - aliada aos conteúdos certos - constituem um elemento-chave para futuras aplicações na nuvem. Está disponível desde abril uma Lab Version da nova interface do EPLAN Data Portal onde os utilizadores têm a oportunidade de testar diretamente a nova interface. Quer experimentem as novas funções de pesquisa ou pretendam explorar o aspeto e funcionamento do novo Dashboard, a Lab Version inclui todas estas funcionalidades. Este produto será constantemente expandido e estarão regularmente disponíveis lançamentos de novas versões para testar. Com este produto, a EPLAN oferece aos seus utilizadores uma amostra do processo de desenvolvimento.


 
Informações adicionais
 
Desde o início de 2018 foram atualizados mais de 80 catálogos de produtos com mais de 50.000 conjuntos de dados. Além disso, quinze fabricantes de renome - incluindo a Hitachi Industrial Systems com disjuntores automáticos, a Yaskawa com conversores de frequência e a IMI com mais de uma centena de cilindros - foram recentemente integrados no portal.
Descubra mais em:
 
 

Rating.jpg: os utilizadores podem atribuir estrelas para classificar os dados de dispositivos disponíveis no portal e fornecer orientação a outros utilizadores.