Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP

revista-automacao.com
ELIPSE SOFTWARE News

ELIPSE E3 GERA UM GANHO EXPRESSIVO NA PRODUÇÃO DA PARANOÁ INDÚSTRIA DE BORRACHA

Solução desenvolvida pela Elipse Software controla todos os processos e equipamentos utilizados na fabricação de tapetes de caminhões e mangueiras automotivas da empresa.

ELIPSE E3 GERA UM GANHO EXPRESSIVO NA PRODUÇÃO DA PARANOÁ INDÚSTRIA DE BORRACHA

Necessidade
Sediada em Diadema, cidade do interior paulista, a Paranoá Indústria de Borracha é uma empresa familiar que, desde 1963, produz tapetes de caminhões e mangueiras para o setor automotivo. Em 2018, a empresa decidiu digitalizar todos os seus processos através de um sistema autônomo e inteligente, capaz de atuar em conjunto com máquinas e pessoas.

Para fazer esta digitalização, a Paranoá precisava de uma tecnologia de custo acessível com fácil interação e conexão junto a centenas de equipamentos e bancos de dados. A fim de atender a esta necessidade, decidiram utilizar o Elipse E3, solução desenvolvida pela Elipse Software.

Solução
Com o Elipse E3, a Paranoá obteve o controle total e integrado de todos equipamentos e processos realizados em suas unidades de fabricação de tapetes. Desde a pesagem, espumação até o acabamento e embalagem, o software monitora todas as etapas da produção. Por meio de algoritmos, também consegue enviar a informação necessária para que técnicos, operadores e administradores executem a melhor ação junto às máquinas.

Além disso, o Elipse E3 funciona como um radar de oportunidades, identificando os melhores padrões e atualizando os das próximas produções de maneira autônoma. Por exemplo, o sistema faz a cronoanálise em tempo real, indicando os melhores padrões, ou seja, a melhor sequência operacional a ser executada para que o processo seja realizado da forma mais otimizada possível.

O software da Elipse também permite controlar as autoclaves e extrusoras utilizadas na fabricação de mangueiras automotivas de direção hidráulica, arrefecimento, combustível, entre outras. Todos os tempos, bombas e demais variáveis e equipamentos utilizados na produção de um total de 32 modelos de mangueiras podem ser monitorados pelo Elipse E3.

Enquanto a produção é realizada, o software permite que as próprias máquinas entrem em contato direto com os operadores logísticos, seja por celular, seja via outras tecnologias, informando se é necessário fazer a realimentação de materiais ou a retirada de embalagens prontas. Tudo isso integrado com o ERP existente da empresa.


ELIPSE E3 GERA UM GANHO EXPRESSIVO NA PRODUÇÃO DA PARANOÁ INDÚSTRIA DE BORRACHA

Benefícios
Segundo Carlos Cesar dos Santos Júnior, Gerente de Inovação da Paranoá, o Elipse E3 gerou um ganho expressivo na produtividade e uma redução do refugo, representando um melhor aproveitamento dos materiais utilizados.

“Zeramos os problemas relativos ao inventário de matéria-prima”, complementou ele.

Atuando em conjunto com o sistema ERP da empresa, o software otimizou os processos e o consumo dos materiais, garantindo mais qualidade aos produtos. Resultados positivos estes que motivaram a Paranoá a, inclusive, abrir uma startup.

“Motivados pelos resultados, abrimos a DataWake, startup criada para ofertar a nossa solução digital de maneira prática e competitiva”, afirmou Luiz Gustavo Kass Mwosa, Sócio e Presidente da empresa.



Confira abaixo uma lista com os princípios benefícios trazidos pelo Elipse E3 à Paranoá:

  • Ganho expressivo na produtividade dos tapetes de caminhões e mangueiras automotivas;
  • Redução do refugo de materiais;
  • Otimização dos processos e do consumo de materiais;
  • Aumento da qualidade dos produtos;
  • Maior agilidade, produtividade e segurança operacional.

Ficha Técnica

  • Cliente: Paranoá Indústria de Borracha
  • Integrador: DataWake Digital
  • Pacote Elipse utilizado: Elipse E3
  • Plataforma: Windows Server 2012 R2 Standart
  • Número de cópias: 41 (1 E3 Server 5000 + 1 E3 Studio + 38 E3 Viewers +1 E3 Viewer Only)
  • Número de pontos de I/O: 5.000
  • Drivers de comunicação: Modbus, Vbscrpit, vision280, MQTT, M-PROT, Omron FINS e ZebraZPLII

www.elipse.com.br

 

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP