revista-automacao.com
28
'22
Written on Modified on
Fatec Senai Dourados News
FATEC SENAI DOURADOS INSTALA ESTAÇÃO TERRESTRE PARA CAPTAÇÃO DE NANO SATÉLITES
A faculdade Fatec Senai Dourados instalou recentemente em suas dependências uma estação para comunicação com nano satélites.
Denominado Projeto GS, foi concebido em um projeto de iniciação científica com o aluno Adalto Miyai, do curso de Tecnologia em Automação Industrial, em parceria com o Centro Espacial Universitário de Montpellier, França, representado pelo pesquisador Mário Baldini. O orientador responsável é o prof. Guilherme Marra, docente do curso.
O projeto consiste em uma estação de recepção de sinais radiofrequência provenientes principalmente de nano satélites, denominada Ground Station (Estação Terrestre), ou carinhosamente chamada de GS. É dotada de uma antena receptora de sinais e de um sistema microprocessado de controle da antena móvel e tratamento do sinal. O sistema operara de forma autônoma, capturando sinais dos nanos satélites ao cruzarem o céu de Dourados - MS. O objetivo principal a captação do sinal do nano satélite Robusta 1B, construído pelo Centro Espacial francês.
É particularmente interessante para os criadores de cada cubesat, que existam diversas estações GS espalhadas pelo mundo, aumentando a área de captação dos sinais de cada satélite.
A estação GS utiliza uma antena diretiva e um rotor elétrico, responsável pelo apontamento automático da antena. O sistema também faz uso de uma Raspberry Pi, microcomputador utilizado para o controle do rotor e tratamento dos sinais.
O sistema também opera na captação de sinais de satélites meteorológicos, obtendo imagens das condições climáticas atuais na região. É realizada a programação dos satélites de interesses que passarão pelo céu da cidade na semana, e o sistema segue a programação, realizando os direcionamentos da antena e captações dos sinais de cada satélite escolhido.
Assista o vídeo do sistema:
www.ms.senai.br