Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP

revista-automacao.com
EPLAN

Engenharia de armários de controlo na HPS com o EPLAN Cogineer

Planeamento elétrico: a automação permite poupar tempo – também em lotes de um.


Os fabricantes de armários de controlo que contam com processos de planeamento automatizados irão beneficiar tempos mais curtos na criação de projetos e de uma qualidade superior. Os processos secundários, como criação de documentação, também podem ser simplificados. Mas quanto tempo é possível poupar efetivamente num processo completo? A Hanseatic Power Solutions GmbH (HPS) automatizou a sua engenharia de armários de controlo em vários passos e implementou recentemente o EPLAN Cogineer. A empresa apresenta agora uma comparação entre "antes e depois" para registar as poupanças reais em termos de tempo. Os resultados são evidentes. Atualmente, só o planeamento elétrico demora apenas 20% do tempo original.

Fontes de alimentação de emergência para centrais elétricas e "unidades de potência" para hospitais e navios de cruzeiro são o tipo de aplicações para as quais os armários de controlo da HPS foram concebidos. A empresa projeta e constrói tecnologia de controlo para o extremamente exigente setor da energia. Isto tornou-se evidente quando a HPS abriu uma filial nos Emirados Árabes Unidos, em 2017. Nessas instalações, os funcionários são responsáveis pelas vendas, pelo planeamento de projetos e pelos serviços de assistência para os clientes da região, que incluem operadores de centrais elétricas e de refinarias.

Meta: maximização da automação na engenharia de armários de controlo
Desde a fundação da empresa, em 2009, o diretor-geral Bernd Mähnss e a sua equipa têm dado prioridade à maximização da automação no planeamento de projetos, conceção e fabrico de armários de controlo. Isto resultou na conclusão de projetos bastante complexos (com 80 a 100 painéis para armários de controlo) em seis a oito semanas, desde a receção da encomenda até à entrega e instalação.

Um dos motivos para esta rápida resposta, embora os projetos envolvam produtos de lotes de um, é a utilização consistente da Plataforma EPLAN. O EPLAN Pro Panel é utilizado para o planeamento de armários em 3D. As unidades de distribuição de energia e os barramentos feitos de cobre são projetados e concluídos em 3D usando o módulo de cobre e os conjuntos de cabos (externos) são baseados no módulo de roteamento.

Criação rápida de esquemas
Há vários meses que a HPS (e consequentemente também os seus clientes) beneficia de tempos de processamento ainda mais curtos. Quando a EPLAN lançou o seu software Cogineer, a HPS foi um dos primeiros clientes a implementar o módulo. O EPLAN Cogineer permite a criação automatizada de esquemas sem a necessidade de qualquer programação nem conhecimentos especializados em termos de configuração e gestão de variantes. Apenas são necessários conhecimentos básicos de macros para começar rapidamente a usar a aplicação.

Padronização também para produtos únicos

À partida, poderá parecer estranho que um fabricante de armários de controlo que trabalhe com lotes de um utilize automação e padronização. Bernd Mähnss, fundador e diretor-geral da HPS: "Evidentemente, os nossos projetos são sempre individuais. Mas também têm funções e módulos recorrentes como esquemas para controlo de ventilação e barreiras corta-fogo em domótica". Para essas funções, a HPS guarda bibliotecas de macros no Cogineer às quais os engenheiros elétricos podem aceder sempre que necessário. Dennis Burmeister, Vendas de Engenharia/Assistência na HPS e responsável pela implementação do Cogineer: "Os utilizadores têm que selecionar a potência necessária e tudo o resto é depois determinado automaticamente e integrado no esquema: desde os interruptores certos para proteção e reparação de motores até aos terminais e secções transversais do cabo. As designações de funções no esquema também são atribuídas automaticamente". Também é possível clicar em opções para as integrar nos planos. Por exemplo, é possível selecionar as fontes de alimentação através da tensão do gerador ou da tensão do consumidor com contator.

"Testado e comprovado", incluindo propriedades térmicas e roteamento
Dependendo das opções selecionadas e do tipo de fonte de alimentação, os esquemas são depois criados automaticamente. O Cogineer também oferece outras vantagens além da automação do design. Dennis Burmeister: "As macros foram testadas e comprovadas e não apresentam erros. Isto dá-nos confiança e também melhora a qualidade dos designs. Os planeadores já não têm que perder tempo com tarefas demoradas quando é necessário fazer alterações posteriores, por ex., a valores de potência. O software faz trata de tudo". O roteamento é integrado na criação automatizada dos esquemas e a HPS também pode encomendar automaticamente os terminais diretamente à Phoenix Contact usando o módulo EPLAN correspondente. O Rittal Therm é usado para calcular a dissipação de energia de todos os componentes selecionados no EPLAN. Isto permite ao planeador identificar "hotspots".

O próximo passo: produção sem papel com o EPLAN eView
Há vários anos que a HPS não usa as tradicionais pastas com cópias em papel nem documentação física, a não ser que os clientes o solicitem. Ao invés disso, a cada armário de controlo é atribuído um código QR que permite aos utilizadores consultar online a documentação detalhada existente na HPS. Dennis Burmeister: "A vantagem adicional é o facto de a documentação estar sempre atualizada no sentido de ser uma réplica digital ao longo de todo o ciclo de vida do armário real." O próximo passo é ter unidades de produção sem papel usando o EPLAN eView. Bernd Mähnss: "Atualmente já só precisamos dos esquemas para as inspeções. Na produção, um plano de configuração é suficiente. Em breve iremos implementar o eView nas estações de inspeção. O pessoal da manutenção pode adicionar comentários diretamente na documentação em conformidade com as normas. Isto permite poupar tempo e, mais uma vez, evitar a duplicação de tarefas."

Resumo: a automação permite enormes ganhos em termos de eficiência
Depois da implementação do EPLAN Cogineer, a HPS usou uma comparação do tempo demorado "antes e depois" para processar uma encomenda com e sem automação. Foram levados em consideração links do Cogineer e do EPLAN para o processamento mecânico e a montagem automática de cabos e terminais. Isto resultou num design 25% mais rápido e num planeamento elétrico 80% mais rápido. O esforço necessário para a produção mecânica é reduzido para metade e a produção elétrica é 40% mais rápida. A documentação foi criada num quarto do tempo que normalmente demorava. Bernd Mähnss: "Resumindo, os nossos prazos de entrega - que já eram mais do que competitivos, ou seja, muito curtos - foram reduzidos em cerca de 35% graças à automação e ao nosso processo de planeamento integrado. Ao mesmo tempo, a documentação é mais detalhada e a qualidade do planeamento também é melhor graças à utilização de macros e módulos testados e comprovados." Assim, é evidente que a HPS continuará por esta via.


Engenharia de armários de controlo na HPS com o EPLAN Cogineer
 Figura 1 - A HPS é conhecida em todo o mundo como especialista em engenharia de energia, especialmente para aplicações sensíveis e críticas como fontes de alimentação de emergência

 


Engenharia de armários de controlo na HPS com o EPLAN Cogineer
 Figura 3 (Fonte: EPLAN) - O EPLAN Cogineer permite a criação automatizada de esquemas sem a necessidade de qualquer programação nem conhecimentos especializados em termos de configuração e gestão de variantes.

Engenharia de armários de controlo na HPS com o EPLAN Cogineer
 Figura 4 - Bernd Mähnss, fundador e diretor-geral da HPS: "O nosso processo de planeamento automatizado e integrado permite poupar cerca de 35% de tempo. Isto é uma clara vantagem competitiva para nós."
 



Engenharia de armários de controlo na HPS com o EPLAN Cogineer
 Figura 5 - Dennis Burmeister, Vendas de Engenharia/Assistência na HPS: "Com o EPLAN Cogineer, não só poupamos tempo. Também melhoramos a qualidade do design graças à utilização de componentes testados e comprovados isentos de erros que armazenamos como macros. Isto beneficia-nos a nós e também aos nossos clientes."

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP