Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP

revista-automacao.com
MEDIAWORLD

CONVERSORES DANFOSS NA MAIOR OBRA DE SANEAMENTO DO BRASIL NOS ÚLTIMOS 20 ANOS

Solução contribui com o bom funcionamento da automação da planta e aumenta a vida útil dos equipamentos do sistema.

CONVERSORES DANFOSS NA MAIOR OBRA DE SANEAMENTO DO BRASIL NOS ÚLTIMOS 20 ANOS

Inaugurado em abril de 2018, o Sistema Produtor São Lourenço (SPSL) é uma das grandes obras de engenharia e saneamento realizadas para atender à necessidade crescente de água para a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). O SPSL conta com uma estação de bombeamento de água bruta, estação de tratamento de água, 83 quilômetros de adutoras e reservatórios para armazenar até 125 milhões de litros de água, entre outras estruturas. A água captada pelo Sistema Produtor São Lourenço atende setores que eram servidos anteriormente pelos sistemas Cantareira, Alto Cotia e Baixo Cotia, por exemplo.

Com custo total de R$ 2,2 bilhões, o Sistema Produtor São Lourenço é fruto de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre a Sabesp e um consórcio privado com o objetivo de construir um novo sistema produtor de água para a RMSP. Maior obra de saneamento do Brasil nos últimos 20 anos, o sistema bombeia até 6,4 mil litros de água por segundo da represa Cachoeira do França, em Ibiúna, até a Estação de Tratamento de Água (ETA) em Vargem Grande Paulista. Essa água abastece cerca de dois milhões de pessoas nos municípios de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista.

A Cápua Engenharia, responsável por toda a parte elétrica, eletrônica e de automação da obra, escolheu a Danfoss para o fornecimento de conversores de frequência. Foram aplicados três conversores de frequência do tipo LHD VLT® AQUA Drive FC 202 – que garantem níveis baixos de distorções harmônicas em torno de 5% de THD – que alimentam as bombas de baixa carga da captação do sistema, sendo estas as grandes responsáveis pelo abastecimento do sistema de alta carga.
“A Danfoss foi escolhida para atender nossa necessidade de termos um produto que nos garantisse confiança e qualidade. A Danfoss supriu todas as expectativas deste projeto complexo”, comenta Thiago Campos, supervisor de projetos da Cápua Engenharia.

Com a implantação dos conversores de frequência da Danfoss no SPSL, os níveis de distorções harmônicas ficaram baixos, garantindo a qualidade da energia elétrica sem a geração de ruídos na rede. Deste modo, a solução contribui com o bom funcionamento da automação da planta e aumenta a vida útil dos equipamentos do sistema, pois os equipamentos da Danfoss evitam acionamentos bruscos nas partidas dos motores, além de protegê-los de forma eficaz. Com instalação e operação simples, os VLT® AQUA Drive FC 202 são de fácil parametrização e programação com softwares gratuitos. Seu design moderno e robusto poupa espaço na instalação.

www.danfoss.com.br

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP