Participação no mercado das redes industriais em 2016 de acordo com a HMS

Participação no mercado das redes industriais em 2016 de acordo com a HMS

A Ethernet Industrial está crescendo mais rápido que nunca e representa atualmente 38% do mercado. As redes EtherNet/IP estão em primeiro lugar na Ethernet Industrial em nível global, seguidas pela PROFINET. No entanto, as redes fieldbus clássicas continuam dominado o mundo fragmentado das redes industriais com 58% e a PROFIBUS continua sendo a rede industrial mais amplamente usada. Além disso, a Internet das Coisas está implementando tecnologias sem fio, agora incluídas no gráfico pela primeira vez.

Fieldbus vs. Ethernet industrial e tecnologias sem fio

Estimativa da HMS para 2016 baseada no número de novos nós instalados em 2015 no âmbito da Automação de Fábricas. A estimativa se baseia em vários estudos de mercado e nas estatísticas de vendas da própria HMS

A HMS Industrial Networks apresenta agora sua análise anual do mercado de redes industriais. Na qualidade de fornecedor independente de produtos e serviços para comunicação industrial e para a Internet das Coisas, a HMS tem um conhecimento considerável do mercado de redes industriais. A seguir, apresentamos algumas das tendências previstas pela HMS para 2016 no setor da comunicação industrial.

A utilização de fieldbus continua crescendo

Analisando a instalação de novos nós para automação de fábricas em nível global, as redes fieldbus continuam sendo o tipo mais utilizado com 58% do mercado. A utilização de fieldbus continua crescendo cerca de 7% por ano pois os usuários procuram simplicidade, tradição e confiabilidade. A rede fieldbus dominante é a PROFIBUS (17% do total do mercado mundial incluindo a Ethernet industrial) seguida pela Modbus (7%) e CC-Link (6%).

A Ethernet Industrial está crescendo mais rápido que nunca

De acordo com a HMS, a Ethernet industrial está crescendo mais rápido do que em anos anteriores e tem uma maior participação no mercado. Com uma taxa de crescimento de 20%, a Ethernet representa atualmente 38% do mercado global, em comparação com 34% no ano passado. A EtherNet/IP é a rede Ethernet número 1 com 9%, seguida pela PROFINET (8%). As seguintes são a EtherCAT, Modbus-TCP e Ethernet POWERLINK.

“Constatamos evidências de uma transição acelerada para a Ethernet industrial no que diz respeito a novos nós instalados”, declara Anders Hansson, diretor de marketing na HMS. “No entanto, a automação industrial é um mercado conservador e levará algum tempo até que a Ethernet industrial ultrapasse as redes fieldbus.”

As redes sem fio estão chegando

Pela primeira vez, as tecnologias sem fio estão contempladas no gráfico com 4% do mercado mundial das redes industriais. A tecnologia WLAN é a mais popular, seguida pela tecnologia Bluetooth. “Nós encaramos a Internet das Coisas como um ótimo impulsionador das tecnologias sem fio”, afirma Anders Hansson. “As tecnologias sem fio permitem o desenvolvimento de novas arquiteturas de automação e está sendo cada vez mais considerada para a conectividade e controle de máquinas, incluindo para soluções BOYD (Bring Your Own Device – Traga seu próprio dispositivo) através de tablets ou smartphones.”

Fatos regionais

Na Europa e no Oriente Médio, a PROFIBUS é a rede dominante, enquanto a PROFINET registra a taxa de crescimento mais rápido. As seguintes são a EtherCAT, Modbus-TCP e POWERLINK. O mercado dos EUA é dominado pelas redes CIP onde a EtherNet/IP está ultrapassando a DeviceNet em termos de participação no mercado. Na Ásia, nenhuma rede se destaca como a verdadeira líder de mercado, mas as PROFIBUS, PROFINET, Ethernet/IP, Modbus e CC-Link são muito usadas. A EtherCAT continua se estabelecendo como rede importante e se verificam sinais precoces da adoção da CC-Link IE Field.

Cada vez estão se conectando mais dispositivos

“Os números apresentados representam nossa visão consolidada, levando em consideração análises de colegas desse setor industrial, nossas próprias estatísticas de vendas e a percepção geral do mercado”, declara Anders Hansson. “É interessante ver que a Ethernet industrial está crescendo rapidamente e que as tecnologias sem fio estão se firmando no mercado. Completamente evidente, contudo, é o fato de o mercado de redes permanecer fragmentado pois os clientes continuam procurando conectividade com redes fieldbus, Ethernet industriais e sem fio. Resumindo, os dispositivos industriais estão ficando cada vez mais conectados, impulsionados por tendências como a Internet das Coisas Industrial e a Indústria 4.0. Com o nosso lema de longa data “Conectando Dispositivos”, a HMS está bem preparada para crescer com essas tendências.”

#
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Free WordPress Themes - Download High-quality Templates